A disputa da Recopa Gaúcha nesta quarta-feira (28), a partir das 19h30min, será a chance que alguns jogadores do Grêmio esperam de aparecer diante dos olhos de Renato Portaluppi. De Porto Alegre, observando pela televisão tudo o que acontecerá no gramado do Estádio 19 de Outubro, o técnico acompanhará a partida entre a equipe alternativa do Grêmio e o São Luiz. Atual campeão gaúcho, o Tricolor enfrentará em Ijuí os vencedores da Copa FGF do ano passado. A primeira chance de comemorar um título em 2024, e com a oportunidade a vários jogadores às claras.
Após uma derrota dolorida no Gre-Nal do último final de semana, a Recopa é vista pelo clube como uma oportunidade de dar sequência na hegemonia regional que o clube conquistou nos últimos anos. Atual hexacampeão gaúcho, o Tricolor também vem de três títulos consecutivos da Recopa.
Como o mistério foi adotado pelo Grêmio como aliado na preparação para a partida, o clube não divulgou previamente os relacionados e fez treinos fechados antes da viagem. A escalação será conhecida apenas uma hora antes do início da partida.
Um dos nomes que deve receber oportunidade de atuar é o lateral-esquerdo Mayk. Contratado junto ao Guarani, o jogador de 24 anos - ao lado do atacante Diego Costa - é um dos sete reforços trazidos pelo clube que até o momento que não estreou.
— Nasci pronto, esse trabalho que levamos na vida tem que estar pronto sempre. Estou à disposição, quando precisar de mim estarei para compor, comprar a ideia dele (treinador), se adaptar à ideia e buscar vencer — comentou o jogador, em sua apresentação como reforço.
A oportunidade do lateral ganha peso pelas críticas recebidas por Reinaldo. Sem mostrar bom rendimento de forma regular, o titular terá um concorrente mais afirmado após os jovens Cuiabano e Wesley Costa não ameaçarem sua situação. Uma disputa que o testará contra um jogador de estilo bem diferente.
— Mayk é um lateral defensivo, um jogador de muita força. Não tem o apoio como principal característica. Melhorou muito nos últimos tempos, mas é um atleta que não tem o jogo aéreo como ponto forte — disse Lucas Rossafa, jornalista que acompanha o Guarani, ex-clube do lateral.
Revelado pelo América-RN, Mayk também passou por Bahia, Joinville e Retrô-PE. Foram 53 jogos pelo time de Campinas com um gol e cinco assistências.
O jogo desta quarta também será uma oportunidade para Nathan Fernandes recuperar espaço. Após começar o ano oscilando de rendimento, o atacante marcou um gol contra o Avenida e teve bom desempenho contra o Novo Hamburgo. Mas a lesão sofrida o afastou por quase 20 dias. E nesse período, surgiu Gustavo Nunes. Um motivo a mais para que Nathan aproveite a chance para ganhar pontos com a comissão técnica.
Mesmo que não deva ter força máxima à disposição, o São Luiz tem a seu favor um histórico invejável diante do seu torcedor. O clube defende hoje uma invencibilidade de 27 jogos no 19 de Outubro. A última derrota aconteceu em 18 de junho de 2022, para o Aimoré.