De olho na Copa Libertadores, o Grêmio dá atenção especial à contratação de atletas estrangeiros. Mesmo já tendo seis jogadores de outras nacionalidades no plantel, um a menos que o limite permitido em competições nacionais, o Tricolor avalia adquirir ainda mais atletas "gringos". No plural. Afinal, na competição continental, não há qualquer restrição à inscrição de profissionais nascidos fora do Brasil.
Hoje, o plantel gremista conta com os argentinos Kannemann, Cristaldo e Lucas Bessozi, o uruguaio Felipe Carballo, o paraguaio Villasanti e o venezuelano Soteldo. Além disso, a direção tem uma negociação avançada com o goleiro argentino Agustín Marchesín, 35 anos, do Celta de Vigo-ESP. Se tudo der certo, com esses nomes o clube já atingirá o limite de sete.
Ainda assim, o Grêmio busca ainda mais estrangeiros. Para o ataque, por exemplo, a direção abriu conversas com o camaronês Vincent Aboubakar, do Besiktas-TUR, e com o argentino Rogelio Funes Mori, do Monterrey-MEX. Este último, por exemplo, chegou a ter uma negociação avançada com o Tricolor, mas, segundo a imprensa mexicana, acabou optando por atuar no Pumas-MEX.
Na avaliação da direção gremista, como a Libertadores permite a utilização de atletas estrangeiros de forma ilimitada, não haveria por que restringir o mercado apenas a nomes brasileiros. Além disso, Lucas Bessozi é reserva e tem apenas mais seis meses de contrato com o clube. Por fim, há o fato de a temporada brasileira ser longa e sempre marcada por lesões e suspensões, o que exige um grupo maior.
Além de Dodi e Soteldo, já anunciados, e de Marchesín, encaminhado, a direção busca ainda um zagueiro jovem, um lateral-esquerdo defensivo, um volante marcador, um atacante de velocidade e um centroavante.
A negociação com Marchesín, 35 anos, está avançada e depende apenas de alguns detalhes a serem ajustados com o Celta de Vigo-ESP, dono do vínculo do argentino. O atleta é considerado um goleiro com a experiência necessária para ser titular em uma Libertadores. Com isso, existe a possibilidade de Gabriel Grando ser negociado.
Para a zaga, a intenção é contratar um substituto para Bruno Alves. A ideia é buscar um defensor mais jovem do que Pedro Geromel, 38 anos, Kannemann, 32 anos, Bruno Uvini, 32 anos e Rodrigo Ely, 30 anos, mas com alguma rodagem no futebol, que seja mais experiente do que os garotos Gustavo Martins, 21 anos, e Natã, 22 anos.
Já na lateral esquerda, a prioridade é contar com um jogador defensivo para complementar as características de Reinaldo, que é mais apoiador. Um dos nomes cogitados é o de Marlon, 26 anos, do Cruzeiro. No entanto, a alta pedida do clube mineiro inviabiliza neste momento qualquer avanço.
No meio-campo, um desejo antigo do técnico Renato Portaluppi é ter um primeiro volante mais marcador para complementar as características de Villasanti, Felipe Carballo, Pepê e Dodi, que saem mais para o jogo.
No ataque, por fim, o objetivo é contratar um atacante de velocidade para substituir Ferreira, que está sendo negociado com o São Paulo, e um centroavante titular para o lugar de Luis Suárez.