A busca por um goleiro para o Grêmio ganhou novos componentes nos primeiros dias de 2024. Após a direção descartar a contratação de Andrada, que defende o Monterrey, outros alvos estão na mira. Um dos nomes cotados é o do argentino Agustín Marchesín, 35 anos, e que está no Celta de Vigo. A sua contratação, inclusive, foi um pedido do então treinador Eduardo Coudet, hoje no Inter.
Na Espanha, desde a temporada 2022/2023, o goleiro tem 21 partidas, sendo apenas uma desde agosto do ano passado. Ele foi titular apenas contra o Sestao River na Copa do Rei, quando o técnico Rafa Benítez não podia contar com outros dois jogadores para a função.
Para o treinador espanhol, Marchesín é o terceiro na hierarquia da camisa 1, atrás de Iván Villar e de Vicente Guaita. Ele perdeu espaço depois de ficar afastado dos gramados após 196 dias em virtude de uma lesão no tendão de Aquiles. Quando retornou aos treinamentos, havia perdido a posição no gol.
— Marchesín vem treinando muito bem. É um grande goleiro. Tive uma conversa com ele, vamos saber do futuro. Se existir alguma oferta, eu, como treinador, estarei agradecido pela sua dedicação — disse o ex-técnico de Liverpool e Inter de Milão em sua última entrevista coletiva.
Em Vigo, a informação é que o interesse do Grêmio já é de conhecimento da direção do Celta, mas a negociação ainda não avançou.
— Sabemos do interesse do Grêmio no Marchesin, mas não sei se há alguma evolução na negociação — afirmou Toni López García, jornalista da Rádio Galega, de Vigo.
Formado na base do Lanús, onde jogou de 2008 a 2015, deixou a Argentina para atuar no Santos Laguna, do México. Por lá, também atuou pelo América-MEX, mas viveu sua melhor fase no Porto-POR.
Ele chegou em Portugal no meio da temporada de 2019. Marchesín foi contratado depois do espanhol Iker Casillas ter problemas cardíacos e se aposentar do futebol. Como reposição a um dos maiores goleiros do futebol, não decepcionou no Porto.
— Ele foi titular desde o primeiro jogo ainda no playoff da Champions League. O Marchesín fez boas partidas e ele foi o goleiro titular da equipe até sair de Portugal. Chegou a ser o goleiro menos vazado de algumas edições do Campeonato Português. Em 2021, foi para a Copa América e quando voltou viu o Diogo Costa assumir a posição. Isso não agradou ao argentino que alimentava a esperança de ir à Copa do Mundo de 2022. Ele teve uma passagem muito positiva para o Porto — recordou Bruno Monteiro, repórter do jornal A Bola, de Portugal.
Além de Marchesín, os dirigentes do Grêmio observam a situação do goleiro Marcelo Grohe. Se o ex-defensor tricolor realmente conseguir sua liberação antecipada do Al-Ittihad, da Arábia Saudita, os dirigentes gremistas poderão avançar em tratativas para o seu retorno ao clube.