Não há mais gaúchos na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Na noite desta terça-feira (16), o Grêmio foi o último a dizer adeus à competição. A equipe gaúcha foi goleada por 5 a 3 para o Athletico-PR, no Estádio Lanchão, em Franca.
O clube gaúcho, até a derrota contra o Furacão, tinha cinco vitórias (100% de aproveitamento). A expectativa é que alguns dos atletas que estiveram no interior paulista sejam integrados ao grupo que vai para a disputa do Gauchão.
O técnico Airton Fagundes fez duas alterações com relação ao time que entrou em campo contra o Coimbra, na terceira fase. Athos entrou na zaga no lugar de Karele e, no meio, Caio Júnior começou na vaga de Kaick. A escalação do Tricolor foi Cássio; Igor, Athos, Lima e Wesley Costa; Caio Araujo, João Araújo e Cheron; Alysson, Gustavo Nunes e Jardiel.
Como foi a derrota
O primeiro tempo foi de poucas oportunidades, e o Athletico-PR começou mais perto do gol gremista. No entanto, a superioridade paranaense teve fim aos 11 minutos, quando o Grêmio abriu o placar com um golaço de Gustavo Nunes: 1 a 0. O atacante escapou pela esquerda com um chapéu sobre o marcador, invadiu a área para finalizar e contou com um desvio do pé do defensor para encobrir o goleiro Filipe.
O Tricolor seguiu com as rédeas da partida e propunha a maior parte das jogadas de ataque. Aos 20 minutos, Cheron ampliou de cabeça após cruzamento de Alysson. Os 2 a 0 a favor dos gremistas fizeram com que o treinador Caco Espinoza alterasse a equipe ainda na etapa inicial, com a saída de João Vitor e a entrada de João Cruz.
A mudança surtiu efeito e deixou o time mais ofensivo. A predominância gaúcha desapareceu e, aos 27, Walace venceu a marcação de Igor para completou cruzamento e descontar para o Athletico-PR. O empate poderia ter ocorrido ainda no primeiro tempo quando, aos 43 minutos, Walace finalizou de dentro da área para a defesa de Cássio.
O Athletico-PR precisou de três minutos para virar o jogo. Com 1 minuto da segunda etapa, Chiqueti entrou sozinho na área para empatar a disputa: 2 a 2. Pouco tempo depois, Cherou perdeu a bola na saída de jogo e originou o ataque do terceiro gol atleticano. Biro aproveitou rebote de Cássio e colocou o Grêmio em desvantagem pela primeira vez na partida: 3 a 2 para os paranaenses.
Aos 14 minutos, Cheron teve a chance de igualar os números novamente, mas, perto da marca do pênalti, finalizou por cima da meta. Na mesma região da área, Jardiel também chance de marcar, apesar do morno segundo tempo do Tricolor. Aos 22 minutos, o centroavante cabeceou para a defesa de Filipe.
O Athletico-PR aumentou a vantagem com João Cruz, que entrou no primeiro tempo para mudar a história da decisão. Ele bateu de fora da área, aos 32 minutos, sem chances para Cássio: 4 a 2. O Grêmio até descontou, com Riquelme, que entrou no intervalo: 4 a 3. Ele fez o terceiro aos 39 minutos, ao aproveitar um bate-rebate na área. Mas Keven, aos 47 minutos do segundo tempo, deu números finais ao jogo marcando para os paranaenses: 5 a 3.
Este foi o segundo ano consecutivo que os gaúchos foram eliminados pelo time paranaense. O Athletico-PR enfrentará o Novorizontino nas quartas de final.