Foi suado, mas o Grêmio segue em busca do título inédito da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Neste domingo (14), em Franca, o time gaúcho abriu 2 a 0 contra o Coimbra-MG, sofreu o empate, mas conseguiu vencer o jogo por 4 a 2 e confirmar a vaga às oitavas de final da principal competição de base.
Igor e Alysson fizeram os dois primeiros gols gremistas no confronto, ambos no primeiro tempo. Carlos Miguel e Amorim empataram para os mineiros na etapa final. No entanto, Jardiel, de pênalti, e Gustavo Nunes, já nos acréscimos, confirmaram a vitória do Tricolor no interior paulista.
Agora, o Grêmio enfrentará o Athletico-PR na próxima terça-feira (16), em horário ainda não divulgado pela FPF. O time paranaense eliminou a Ponte Preta, ao vencer por 2 a 1, para chegar às oitavas.
Em relação ao time que venceu o Mirassol na sexta-feira por 4 a 1, o técnico Airton Fagundes fez duas trocas na equipe. Cheron se recuperou de uma entorse no tornozelo e voltou ao meio de campo no lugar de Riquelme. Enquanto Viery sentiu um desconforto na coxa direita e deu a vaga para Karele na defesa.
Assim, o Tricolor foi a campo com Cássio; Igor, Lima, Karele e Wesley; João Araújo e Kaick; Alysson, Cheron e Gustavo Nunes; Jardiel.
A primeira oportunidade foi do Coimbra, aos oito minutos. Lázaro recebeu de costas, girou em cima de João Lima e bateu muito forte cruzado. Cássio espalmou direto para a linha de fundo, cedendo escanteio.
A resposta gremista veio com o artilheiro da Copinha. Jardiel pegou a sobra na entrada da área e bateu direto para o gol, mas parou na defesa do goleiro adversário. No escanteio seguinte, aos 17, a bola foi alçada para a área e Igor, livre, subiu mais de que todo mundo e abriu o placar para o Tricolor.
O Coimbra seguiu incomodando o Grêmio, principalmente nos contra-ataques, mas sem levar muito perigo para o goleiro gremista. Aos 32, a equipe gaúcha ampliou o marcador. Alysson levou a melhor pelo lado direito e arriscou de canhota. Gabriel até encostou na bola, mas não conseguiu evitar o 2 a 0 do Tricolor.
Antes do fim do primeiro tempo, o técnico Airton Fagundes fez duas trocas em virtude de cartões amarelos. Igor, autor do primeiro gol, e Kaick deixaram o campo para as entradas de Cristiano e Caio Araújo.
Assim como na etapa inicial, a primeira chance foi dos mineiros. Em cobrança de falta na área gremista, Carlos Miguel ficou sozinho e tocou de cabeça ao lado da trave do goleiro Cássio.
Com mais volume, o Coimbra conseguiu diminuir o placar. Aos 16, em uma cobrança de lateral, a defesa do Grêmio bateu cabeça dentro da área e a bola sobrou para Carlos Miguel. O meia finalizou de primeira e não deu chances para o goleiro gremista — 2 a 1.
Depois do gol sofrido, mais duas trocas no Tricolor. Karele e Cheron deixaram o gramado para as entradas de Athos e Riquelme. E o empate do time mineiro não demorou a sair. Aos 26, em mais uma falha da defesa gremista, a bola ficou com Amorim, que tocou de cabeça para empatar a partida em Franca.
Aos 32, quando os gremistas já estavam nervosos com o placar empatado, Jardiel dominou a bola, deu uma meia-lua no marcador e foi derrubado dentro da área. Pênalti dado pelo árbitro e convertido pelo camisa 9 gremista, artilheiro da competição com nove gols.
O Coimbra seguiu pressionando em busca da igualdade para levar o jogo às penalidades, mas o Grêmio soube controlar o ímpeto mineiro. Aos 47, o Tricolor aproveitou um contra-ataque e deu números finais ao confronto. Gustavo Nunes arrancou com a bola, entrou na área e tocou na saída do goleiro para fazer 4 a 2.