Com a abertura da janela de transferências, alguns jogadores do Grêmio entram na mira dos clubes europeus. Nos últimos dias, Gustavo Martins e Cuiabano foram os visados. Até o momento, o presidente Alberto Guerra descarta a possibilidade de liberação destes por conta dos valores propostos, mas também pela perspectiva de mais chances para ambos no decorrer de 2024.
Em entrevista à Rádio Gaúcha, na noite de sexta-feira (12), Guerra assegurou que não pretende liberar os jovens:
— Eu não gostaria de vender, agora se eu vou vender é diferente (risos). Eu não gostaria, tenho batalhado muito, inclusive, para abrir espaço para esses jogadores.
— Uma das razões de não termos renovado com alguns jogadores é para abrir esse espaço para eles. Do ponto de vista do Grêmio, estamos abrindo espaço para os jogadores serem colocados em campo — complementou.
O zagueiro Gustavo Martins, de 21 anos, foi procurado pelos portugueses do Braga. A oferta de 3,5 milhões de euros (R$ 18,7 milhões) não agradou. A pedida para saída imediata está em 5 milhões de euros, cerca de R$ 26,8 milhões. Já para o lateral-esquerdo Cuiabano, de 20 anos, a tentativa mais recente foi do Torino da Itália. Entretanto, o Nice, da França, e equipes da MLS também já se movimentaram em busca de uma negociação.
— Eles têm tudo para entregar do ponto desportivo em campo e depois, no momento certo, fazer a venda e poder retornar ao cofres. Infelizmente, é uma parte importante, uma realidade, de vender um ou outro jogador para poder equilibrar as contas. Eu gostaria de ver esses jogadores atuando, é um ano importante, temos quatro competições, precisamos de um elenco mais numeroso, mais qualificado, com mais de uma opção por posição. E isso passa pela manutenção deles — relatou o presidente.
A direção acredita que outros talentos podem amadurecer ainda mais durante a temporada. A aposta é de que Ronald, Nathan Fernandes e Jhonata Robert, plenamente recuperado de duas cirurgias ligamentares, consigam desempenhar em alto nível e brigar pelos postos de titulares com os mais experientes.