Com a divulgação das datas e horários das três rodadas iniciais do Gauchão, o volante Pedro Cuiabá, do Caxias, sabe que viverá um 20 de janeiro especial. Formado nas categorias de base do Grêmio, o jovem de 21 anos irá reencontrar a camisa tricolor, agora como adversário.
— Quis o destino que o primeiro jogo do Gauchão fosse contra o Grêmio, um clube que passei 10 anos da minha vida, me abriu as portas e que vou ser eternamente grato. Com certeza, vai ter aquela emoção diferente. Mas, agora estou defendendo as cores do Caxias e espero que seja um grande jogo. Eu já estava aqui no ano passado, mas não podia atuar por questões contratuais. Agora estou em definitivo — explicou ele.
Mesmo vivendo em Caxias do Sul há um ano, o atleta mantém contato com ex-companheiros de CT Hélio Dourado que atualmente compõem o elenco profissional do Grêmio.
— Tem o Gustavo Martins, o Cuiabano e o Ronald Falkoski, que está na seleção (pré-olímpica) e acho que não vai jogar. Tem também o Pedro Lucas, o Gabriel Silva, bastante gente... Esses dias mesmo, eu estava conversando com o Cuiabano e ele me perguntou se eu ia para o jogo. A amizade permanece e torço muito por eles — completa.
Pedro Cuiabá foi emprestado ao clube da Serra ainda em 2023, junto do volante Ronald Barcellos e do atacante Wesley Moreira, também oriundos da base gremista. Após ajudarem a equipe a chegar à decisão do Estadual, os outros dois foram negociados com Portimonense e Coritiba, respectivamente. Assim, somente Pedro continuou no Estádio Centenário, participando da campanha que culminou com o acesso à Série C do Brasileirão. Até mesmo por isso, foi adquirido em definitivo pela diretoria grená.
— A gente está em pré-temporada desde novembro do ano passado e nossa expectativa é a melhor. Fizemos um grande Gauchão no ano passado, chegamos na final, e esperamos repetir a campanha agora novamente. O acesso também foi uma coisa maravilhosa que a gente conseguiu. Era um objetivo do clube e nós sabemos que a responsabilidade vai aumentar, mas estamos trabalhando firme para dar o nosso melhor dentro de campo — projetou.