![Rafael Ribeiro / CBF/Divulgação Rafael Ribeiro / CBF/Divulgação](https://www.rbsdirect.com.br/filestore/5/9/6/1/9/5/4_8d7584f9a6c770a/4591695_977cfe6038dfe57.jpg?w=700)
A seleção brasileira sub-23 está convocada para o Torneio Pré-Olímpico, que garante vaga nos Jogos Olímpicos de Paris no ano que vem. O técnico Ramon Menezes chamou, nesta quinta-feira (21), 23 jogadores para a competição na Venezuela.
Entre eles, dois que atuam na dupla Gre-Nal: Ronald, do Grêmio, e Matheus Dias, do Inter. A curiosidade é que o jogador colorado foi convocado como lateral-direito, um improviso visto que em Porto Alegre atua como meia. Assim, ambos desfalcarão a dupla Gre-Nal, no mínimo, até o final do mês de janeiro — seriam baixas, ao menos, nas rodadas iniciais do Gauchão. Caso a seleção chegue à final, ambos só retornariam a Porto Alegre no meio de fevereiro.
Do grupo convocado, foram chamados pela primeira vez: o atacante Endrick, do Palmeiras, o meia Danilo, do Nottingham Forest, e o lateral Luan Cândido, do Bragantino.
Desde quem assumiu a seleção sub-23, no começo do ano, Ramón Menezes gostaria de contar com o astro palmeirense, negociado para o Real Madrid, mas que só se apresenta no meio de 2024. Mas sempre esbarrava nos pedidos de liberação do clube.
Resta saber se desta vez o treinador conseguirá contar com o jogador. Endrick desfalcaria o Palmeiras na largada da próxima temporada, perdendo a decisão da Supercopa do Brasil, diante do São Paulo, agendada para 3 de fevereiro.
Outro destaque é o atacante John Kennedy, do Fluminense, que disputa a final do Mundial de Clubes nesta sexta-feira diante do Manchester City, na Arábia Saudita, e teria as férias abreviadas, já que a apresentação está agendada para o dia 8 de janeiro. A seleção brasileira fará a preparação na Granja Comary, em Teresópolis, até o dia 16 de janeiro. A viagem para a Venezuela ocorre no dia 17.
— Um orgulho, uma satisfação fazer mais uma convocação. Essa é para o Pré-Olímpico da Venezuela e mostra muito do que foi o trabalho, com responsabilidade grande para que o Brasil voltasse a ganhar um Sul-Americano, fazer com que disputasse novamente o Mundial. Antes da nossa chegada, o Brasil não se fazia presente há duas edições e novamente voltou a disputar os Pan-Americanos. Essa convocação mostra muito do nosso trabalho — destacou Ramón Menezes.
A seleção, na primeira fase, está no Grupo A e jogará contra Venezuela, Colômbia, Bolívia e Equador. O time inicia a preparação no dia 8 de janeiro, na Granja Comary, em Teresópolis. No dia 16, a delegação embarca para a Venezuela.
A estreia da Seleção será contra a Bolívia, no dia 23. O segundo jogo será no dia 26 contra a Colômbia. O último adversário na fase de grupos será a Venezuela, no dia 29.
As duas equipes mais bem classificadas de cada grupo avançam para o quadrangular final. Os dois primeiros garantem vaga nos Jogos Olímpicos de Paris. O Brasil é o atual bicampeão olímpico no futebol masculino.
Confira os convocados para o Pré-Olímpico
Goleiros
- Mycael - Athletico-PR
- Andrew - Gil Vicente (POR)
- Matheus Donelli - Corinthians
Laterais
- Vinícius Tobias - Real Madrid (ESP)
- Matheus Dias - Inter
- Luan Cândido - Bragantino
- Patryck - São Paulo
Zagueiros
- Kaiky Fernandes - Almeria (ESP)
- Arthur Chaves - Acadêmico de Viseu (POR)
- Robert Renan - Zenit (RUS)
- Michel - Palmeiras
Meio-campistas
- Andrey Santos - Nottingham Forest (ING)
- Marlon Gomes - Vasco da Gama
- Aleksander - Fluminense
- Ronald - Grêmio
- Gabreil Pirani - DC United (EUA)
- Danilo - Nottingham Forest (ING)
Atacantes
- Marquinhos - Nantes (FRA)
- Giovane - Corinthians
- Gabriel Pec - Vasco da Gama
- Guilherme Biro - Corinthians
- Endrick - Palmeiras
- John Kennedy - Fluminense