Depois de jogar no Vietnã no ano passado, Yuri Mamute foi anunciado nesta quarta-feira (10) pelo Joinville. O jogador de 28 anos assinou para a disputa do Campeonato Catarinense.
A cria da base gremista fez a última aparição em campo com a camisa do Hai Phong, em novembro, na derrota do time para o Sabah, da Malásia, por 4 a 1, pela copa da Confederação Asiática de Futebol. O atacante fez o único gol do Hai Phong na partida. Segundo a divulgação oficial do Joinville, o reforço fez 17 gols em 30 jogos na temporada de 2023/2024.
Depois de ter várias oportunidades no time titular do Grêmio em 2013, Yuri Mamute viu a carreira decair. No primeiro jogo da semifinal da Copa do Brasil daquele ano, o atacante foi titular contra Athlético-PR — Vargas, Barcos e Kléber estavam suspensos por cartão. O Tricolor perdeu a partida por 1 a 0. A partir de 2014, ainda vinculado ao Grêmio, foi emprestado ao Botafogo, Panathinaikos (Grécia), Náutico, Aqtobe (Cazaquistão) e Juventude.
Depois, o atacante emendou uma sequência de clubes de menor porte: passou pelo Água Santa, Figueirense, Sagamihara (Japão) e Azuris. A última atuação pelo futebol brasileiro foi no Brasiliense, até maio de 2023, quando fez oito gols no estadual e foi vice-campeão Campeonato Candango.
No Sagamihara, Mamute alcançou o maior número de partidas com a camiseta de um clube, 57. A então promessa chegou a conquistar o Torneio de Toulon com a seleção brasileira sub-20 e participou do Sul-Americano Sub-20 de 2015, no Uruguai.