Depois de uma temporada memorável pelo Grêmio em 2023, o centroavante Luis Suárez é um dos quatro finalistas do prêmio "Rei da América", uma das mais tradicionais premiações do continente, realizada anualmente pelo jornal uruguaio El Pais.
O ex-camisa 9 do Tricolor, atualmente no Inter Miami, concorrerá com Germán Cano e Jhon Arias, campeões da Libertadores pelo Fluminense, e com Nicolás De La Cruz, que atuou neste ano pelo River Plate, mas que foi contratado pelo Flamengo para 2024. O vencedor será conhecido no próximo domingo, dia 31 de dezembro.
A última vez em que o Grêmio teve jogadores como finalistas na disputa foi em 2017, quando Luan foi eleito o "Rei da América" e Arthur ficou na terceira posição. O atual vencedor do prêmio é o centroavante Pedro, do Flamengo.
Entre os postulantes a melhor treinador do continente estão: Luis Zubeldía, da LDU; Lionel Scaloni, comandante da seleção argentina; Marcelo Bielsa, da seleção uruguaia; Fernando Diniz, do Fluminense; e Abel Ferreira, do Palmeiras.
Suárez fez parte de um ano consistente do Grêmio. Foi campeão gaúcho, vice do Brasileirão e parou nas semifinais da Copa do Brasil. Com a camisa do Tricolor foram 54 jogos, 29 gols e 17 assistências.