O estilo das equipes montadas pelo técnico Fernando Diniz, do Fluminense e da Seleção Brasileira, costuma dividir opiniões. Entre os que acham o modelo proposto arriscado está Renato Portaluppi, treinador do Grêmio, que justificou a opinião em entrevista ao podcast "Joga com a 10", que conta com a participação da filha Carol Portaluppi.
— Cada treinador tem sua cabeça, tem os seus pensamentos. Ele tem um estilo de jogo que é bonito, mas você tem de ter os jogadores para fazer isso. É um estilo dele. É bonito, mas é arriscado — destacou Renato.
Entre as divergências citadas por Renato, está a saída de bola com toques curtos que, geralmente, conta com a participação ativa do goleiro.
— Sou totalmente contra o estilo de jogo dele. É uma roleta russa. Saiu jogando bonito, todo mundo aplaude. Errou, é gol. Esse risco eu não corro. Jamais vou correr. O adversário sempre vai armar uma arapuca para roubar essa bola. Isso tem acontecido. Fez e deu certo, é bonito. Errou? Você perdeu o jogo — pontuou o ídolo gremista.
Na função de técnico desde 2009, Fernando Diniz vive em 2023 uma temporada de afirmação, com as conquistas do Campeonato Carioca e da Libertadores. Na próximo sexta-feira (22), com o Fluminense, será a vez de desafiar o Manchester City na decisão do Mundial de Clubes.