Com objetivo de voltar à Serie A 2025, o Santos fez proposta pelo atacante Douglas Costa, ex-Grêmio. A informação foi publicada pelo ge.globo. O jogador de 33 anos ficou livre no mercado após o término do contrato com o LA Galaxy, dos Estados Unidos.
A negociação, no entanto, é tratada como difícil. O Santos passa por um momento financeiro delicado e busca reduzir a folha salarial, que estava em R$ 11 milhões nesta temporada. Os valores iniciais estariam abaixo do esperado pelo jogador.
Além disso, Douglas Costa desperta o interesse de outros clubes. A tendência é de que o atacante siga rumo ao futebol árabe. Na última temporada, o jogador disputou 22 jogos e marcou quatro gols. No Brasil, atuou apenas pelo Grêmio em duas ocasiões: quando foi revelado, entre 2008 e 2009, e no retorno dele do futebol europeu, em 2021.
A última vez que ele vestiu a camisa do Tricolor foi contra o Atlético-MG, pela última rodada do Brasileirão 2021. Na ocasião, apesar da vitória, o Grêmio foi rebaixado à Série B. Ao marcar um dos gols da partida, o atacante, que estava envolvido em polêmicas extracampo sobre a festa de seu casamento, acenou para a torcida — o ato foi visto como desrespeito por muitos torcedores.
O ataque é um dos setores em que o Santos precisará de reforços. O Peixe pode perder jogadores como Marcos Leonardo, Soteldo — que tem negociações avançadas com o Grêmio —, Morelos e Mendoza para 2024. O clube já encaminhou a contratação de Willian Bigode, do Fluminense. O jogador de 37 anos deverá ser emprestado por um ano ao clube paulista.