Bola de Prata do Brasileirão 2023, Villasanti tem seu trabalho reconhecido pela direção do Grêmio. O volante possui contrato com o clube até o final da próxima temporada e, além disso, uma cláusula de renovação automática por mais um ano caso ele atue em 60% das partidas de 2024. Mesmo assim, as partes discutem uma ampliação do vínculo para também dar um aumento salarial ao atleta.
As conversas iniciaram em outubro, mas agora elas estão paralisadas. O Grêmio trata a pausa nas negociações com naturalidade e adota otimismo e cautela para que tudo seja concluído. O desejo de Villasanti em permanecer e a provável extensão por gatilho deixam o cenário favorável ao Tricolor.
Em 2023, Villasanti atuou em 49 partidas, marcou sete gols, deu sete assistências e foi eleito o melhor volante do Campeonato Brasileiro. A direção viu outras equipes, como o Palmeiras, demonstrarem interesse no jogador e entende que precisa valorizá-lo e se proteger ainda mais contratualmente.
O Grêmio contratou o paraguaio junto ao Cerro Porteño em agosto de 2021. O Tricolor desembolsou US$ 3 milhões (R$ 15,7 milhões na cotação da época) por 80% dos direitos econômicos do atleta.