Pela 22ª vez na história, o Grêmio disputará a Libertadores. Um ano depois de todo o sofrimento para retornar da Série B, o Tricolor confirmou matematicamente a vaga na competição mais importante das Américas em 2024. A vitória de virada por 2 a 1 sobre o Goiás na Arena, válida pela 36ª rodada do Brasileirão, levou o clube aos 62 pontos. Em quinto lugar, o clube agora tenta voltar ao G-4 nas duas rodadas que restam na competição. Botafogo, Atlético-MG e Flamengo, todos com 63 pontos, são os adversários.
Mesmo que o Grêmio ainda coloque a caça ao Palmeiras, líder com 66 pontos, como objetivo máximo.
Com a vaga à Libertadores confirmada, o discurso no vestiário foi de manter a busca pelo título do Brasileirão. Mas o técnico Renato Portaluppi reconhece que é improvável alcançar a equipe de Abel Ferreira nas duas rodadas restantes.
— Só nós, no Grêmio, acreditávamos. Muita gente não acreditou por termos voltado da Segunda Divisão. O grupo do Grêmio está de parabéns, diretoria e nosso torcedor. Garantimos o Grêmio na Libertadores e temos dois jogos para brigar pelo título. Vamos acreditar e ver o que acontece nesses próximos dois jogos. Mas demos o primeiro passo ao confirmarmos a vaga — disse o técnico.
Ainda que o time tenha dois jogos, contra Vasco e Fluminense pela frente, o discurso após a partida teve foco nas questões de 2024. Renato confirmou que ainda conversará com a direção quanto a sua permanência.
— Não digo que sim ou não. Sempre fui profissional e cumpri com meus contratos. Vocês precisam perguntar para o presidente e para o vice. Nunca falei que queria sair do Grêmio, mas temos coisas para conversar. Meu pensamento está totalmente nesses próximos dois jogos — afirmou.
Quem não estará no clube para a próxima temporada é Luis Suárez, segundo Renato. O técnico fez uma convocação para que a torcida lote a Arena neste domingo para a partida contra o Vasco para fazer uma homenagem ao uruguaio.
— É o último jogo do Suárez e do Grêmio no ano na Arena. Temos que dar uma despedida à altura dele — disse o técnico.
Surpresa na escalação contra o Goiás, Nathan Fernandes comentou sobre a situação. O atacante de 18 anos comemorou a oportunidade de ser parceiro de Suárez em campo.
— É gratificante. Jogava com ele no videogame e agora estou do lado dele no vestiário. Vamos desfrutar bastante dele — comentou Nathan.
O jovem também recebeu elogios de Renato. O técnico disse que o atacante é o futuro do clube.
— Ele fez por merecer. Quando o garoto chega da base para o profissional, é preciso o lapidar. É importante isso para ele. Que ele tenha essa consciência na parte tática, de voltar para marcar. Aqui no profissional precisa ter essa entrega. Ele está se destacando nos treinos. Fez a estreia como titular e foi bem. É um garoto de futuro brilhante. É o futuro que a gente precisa — avaliou.
Caíque, que descobriu na preleção que seria titular contra o Goiás, deve seguir no time. Carballo, que levou o terceiro cartão amarelo, será desfalque para a partida contra o Vasco, no domingo. A tendência é de que Pepê assuma o lugar ao lado de Villasanti no meio de campo.