Com confronto decisivo diante do Botafogo, na quinta (9), pelo Brasileirão, o Grêmio também enfrenta o desgaste acumulado em 2023. Por isso, ao mesmo tempo em que intensifica a preparação para o confronto, o técnico Renato Portaluppi observa a recuperação dos atletas. Mesmo que tenha a chance de repetir a escalação que venceu o Bahia, o treinador pode mudar o esquema devido ao cansaço de alguns jogadores.
Segundo apurou GZH, não é descartada a possibilidade de desmanche do sistema com três zagueiros. Se confirmada a mudança, a tendência seria de saída de Bruno Uvini para a entrada de um jogador mais ofensivo, como Everton Galdino, Besozzi ou Ferreira. O trio também concorre pela vaga que foi ocupada por João Pedro Galvão contra o Bahia.
Após a vitória sobre os baianos, Renato explicou a escolha por João Pedro Galvão, que assumiu a vaga de Everton Galdino, titular na partida anterior.
— O Galdino teve uma entrega e foi muito bem contra o Coritiba. Mas ele vinha jogando a cada três dias. Então, chega uma hora que o melhor remédio para eles é minha conversa no vestiário. Eu pergunto como eles estão se sentindo, se estão cansados, com alguma dor localizada — disse.
O treinador também pontuou que as mudanças recentes de esquema e de peças foram para administrar fisicamente os atletas.
— Eu queria jogar sempre com o mesmo time, desde que eles estivessem sempre 100%, coisa que é impossível no futebol. Se você colocar sempre o mesmo time, além dos problemas de lesão, você vai ter um time cansado — concluiu.
A definição da escalação ocorrerá nesta quarta (8), no CT Luiz Carvalho. A atividade será a última antes da viagem ao Rio de Janeiro. Um provável time do Grêmio tem: Gabriel Grando; Bruno Alves, Bruno Uvini (Ferreira, Besozzi, Galdino), Kannemann; João Pedro, Villasanti, Carballo, Cristaldo e Reinaldo; João Pedro Galvão (Galdino) e Luís Suárez.