Uma vaga, duas possibilidades. É com essa dúvida que o técnico Renato Portaluppi planeja voltar ao esquema com três zagueiros no jogo deste domingo (26), contra o Atlético-MG, em Belo Horizonte, pela 35ª rodada do Brasileirão. As opções para ingressarem na defesa ao lado de Kannemann e Bruno Uvini são Gustavo Martins e Rodrigo Ely.
Com as ausências de Geromel, lesionado, e Bruno Alves, suspenso, a disputa pela posição ficou entre o jovem zagueiro de 21 anos, medalhista de ouro no Pan, e o experiente defensor, de 30 anos, que chegou ao clube em agosto deste ano vindo do futebol espanhol.
Curiosamente, Gustavo Martins tem o dobro de participações no Brasileirão na comparação com Rodrigo Ely. O jovem zagueiro foi a campo em 14 partidas, com apenas sete jogos do mais experiente. Porém, ambos atuaram os 90 minutos em apenas quatro jogos no campeonato.
Rodrigo Ely sofreu uma lesão muscular na vitória sobre o Palmeiras, ainda no primeiro tempo, quando deixou o campo para a entrada de Bruno Uvini. Era o quinto jogo de Ely como titular, contra os quatro que Martins já havia disputado começando as partidas.
Gustavo Martins tem um gol marcado, na vitória sobre o Bahia por 2 a 1, em Salvador. Já Ely ainda não conseguiu balançar redes adversárias.
Para o duelo com o Atlético-MG, domingo, Renato pode utilizar um deles na zaga ou reforçar o sistema defensivo com a entrada de Gustavo Martins na lateral direita. Contudo, a provável escalação para o jogo tem: Gabriel Grando; Gustavo Martins (Rodrigo Ely), Bruno Uvini e Kannemann; Fabio, Ronald, Carballo, Cristaldo e Reinaldo; Galdino e Suárez.
Os jogos de Gustavo Martins como titular
- Athletico-PR 1 x 2 Grêmio (atuou por 90 minutos)
- Grêmio 3 x 1 América-MG (atuou por 90 minutos)
- Bahia 1 x 2 Grêmio (atuou por 90 minutos e fez o gol da vitória)
- Goiás 1 x 1 Grêmio (atuou por 90 minutos)
Os jogos de Rodrigo Ely como titular
- Grêmio 2 x 1 Fluminense (atuou por 90 minutos)
- Santos 2 x 1 Grêmio (atuou por 90 minutos)
- Grêmio 2 x 0 Cuiabá (atuou por 90 minutos)
- Corinthians 4 x 4 Grêmio (atuou por 90 minutos)
- Grêmio 1 x 0 Palmeiras (saiu lesionado aos 35 minutos do 1º tempo)