O Brasil venceu o Chile por 4 a 2 nos pênaltis, após um empate em 1 a 1 no tempo regulamentar e na prorrogação, e garantiu a medalha de ouro no futebol masculino nos Jogos Pan-Americanos, neste sábado (4). Um jogador do Grêmio foi fundamental para a conquista: o volante Ronald, de apenas 20 anos.
Ele marcou o gol de empate da seleção brasileira aos 38 minutos do segundo tempo, quando a equipe perdia por 1 a 0, já que Maximiliano Guerrero havia aberto o placar para os donos da casa aos 42 da etapa inicial. Dpois, nos pênaltis, converteu sua cobrança e ajudou o Brasil a vencer o Chile no lotado Estádio Sausalito, em Viña del Mar, e garantir o quinto título pan-americano para o país na modalidade (1963, 1975, 1979, 1987 e 2023).
Além dele, converteram as cobranças para o Brasil o atacante Matheus Nascimento, do Botafogo, o zagueiro Miranda, do Vasco, e o goleiro Mycael, do Athletico-PR. O único que desperdiçou foi o atacante Figueiredo, do Vasco. Do lado chileno, Zaldívia e César Fuentes marcaram, mas Villagra e Montes perderam suas cobranças.
O Brasil foi escalado pelo técnico Ramón Menezes com Mycael; Miranda, Arthur Chaves, Michel e Patryck; Matheus Dias e Igor Jesus; Marquinhos, Gabriel Pirani e Guilherme Biro; Matheus Nascimento. Entraram no segundo tempo Gustavo Martins e Ronald, do Grêmio, Thauan Lara, do Inter, Figueiredo, do Vasco, e Kaio Cesar, do Coritiba.