Enquanto mira a disputa pelo título, o Grêmio caminha a passos largos para a Libertadores de 2024. Prova disso é que poderá garantir matematicamente uma vaga já neste final de semana. Ainda não seria uma vaga direta para a fase de grupos do torneio continental, mas a combinação de resultados envolvendo dois jogos desta 35ª rodada já poderia carimbar o passaporte tricolor para a próxima temporada.
Com todas as equipes em pé de igualdade no número de partidas disputadas, o ponto de corte do Grêmio leva em consideração o sétimo colocado, que é o Athletico-PR, com 51 pontos. Por isso, antes de mais nada, será preciso torcer contra o time paranaense que, às 19h30min deste sábado (25), recebe o Vasco, na Arena da Baixada.
Caso empate em casa, o clube do Paraná poderia alcançar no máximo 61 pontos até o fim do campeonato, já que faltariam somente mais três rodadas. Se for derrotado, chegaria a 60 na melhor das hipóteses. Desta forma, caberia aos comandados de Renato Portaluppi fazerem a sua parte no dia seguinte.
Com 59 pontos, ocupando atualmente a quarta colocação, o Tricolor precisaria sair vitorioso do confronto agendado para as 16h de domingo (26), na Arena do Galo, em Belo Horizonte. Assim, saltaria para 62 pontos e não poderia mais ser alcançado pelo rival paranaense, mesmo faltando três partidas para o encerramento do Brasileirão. Ou seja, estaria garantido entre os seis primeiros da tabela de classificação.
O que é preciso para a classificação antecipada do Grêmio:
Sábado (25), às 19h30min: Athletico-PR x Vasco — empate ou vitória do Vasco
Domingo (26), às 16h: Atlético-MG x Grêmio — vitória do Grêmio