O Grêmio irá avaliar o centroavante congolês Mitkumi David, 17 anos, nos próximos 15 dias. O atleta africano passará por um período de testes no CT Hélio Dourado e, dependendo do seu desempenho, poderá assinar contrato com as divisões de base do clube.
O atleta foi oferecido ao Tricolor por um representante da federação local, que visitou as dependências do clube recentemente, e chamou atenção dos profissionais do setor de captação das divisões de base. Nas próximas duas semanas, o jogador será analisado pelo clube e, se aprovado, poderá ser aproveitado nas categorias sub-17 e sub-20.
David tem 1m90cm de altura e se apresentou no CT Hélio Dourado já nesta sexta (17). O atacante treinou inicialmente na categoria sub-17 e deve, nos próximos dias, realizar trabalhos também com a sub-20.
A chegada de jogadores para um período de testes é relativamente comum na rotina do Grêmio. Contudo, o caso de David chama atenção pelo fato de ser um atleta do Exterior, sobretudo de um mercado ainda emergente do continente africano.
A seleção da República Democrática do Congo estreou na última quarta (15) nas Eliminatórias Africanas da Copa do Mundo 2026 com vitória por 2 a 0 sobre Mauritânia e está classificada para a próxima Copa Africana de Nações, que será disputada em janeiro de 2024, na Costa do Marfim.