A lateral direita do Grêmio não teve titular absoluto na temporada 2023. Afinal, o técnico Renato Portaluppi adotou revezamento, ajustando a escolha com base nas características do adversário. Entretanto, a lesão muscular de João Pedro fará com que Fabio ganhe sequência nas rodadas finais do Brasileirão.
Em 34 rodadas de Brasileirão, o Grêmio teve três jogadores iniciando os jogos na lateral direita. Enquanto Fabio foi o preferido quando o objetivo era ênfase de apoio ao ataque, João Pedro entrou em cena quando o propósito era reforçar a defesa. Além deles, o Tricolor também usou o jovem Thomas Luciano, liberado em julho ao Gil Vicente.
Nos nove jogos em que Fabio foi titular no Brasileirão, o Grêmio obteve seis vitórias, um empate e sofreu duas derrotas: aproveitamento de 70%. Palmeiras e Botafogo, líder e vice-líder da competição, respectivamente, têm 60% de aproveitamento. Ou seja: no recorte de jogos em que o camisa 2 esteve em campo, o time gremista teria desempenho de campeão.
Na Arena, com o lateral iniciando os jogos, o Tricolor venceu partidas contra Inter, São Paulo e Fluminense, por exemplo. Diante dos cariocas, Fabio contribuiu com uma assistência para o gol de Ferreira, que definiu a virada por 2 a 1.
Entretanto, estes números jamais foram determinantes para a escolha do jogador como titular. Além das funções táticas já citadas, aspectos físicos também foram preponderantes para João Pedro começar jogando em 22 oportunidades.
— É um jogador que se esperava muito, mas não conseguiu se firmar por estar fisicamente abaixo. Temos que torcer para ele não se machucar, por isso cada jogo vai ser uma tensão. Por outro lado, é experiente e vai ajudar na composição da defesa — aponta Cesar Cidade Dias, comentarista gremista do Sala de Redação.
Logo após a vitória sobre o Palmeiras, na 24ª rodada, Renato falou sobre o revezamento dos laterais e explicou que aposta em Fabio por sua boa presença ofensiva. Ele também tem melhores índices em cruzamentos (28% x 14%).
— O Fabio ataca mais, busca mais os espaços. Pela força que tem, quando ele vem de trás, dificilmente o adversário busca — destacou o treinador gremista.
Pela dificuldade na marcação, porém, uma tentativa de equilibrar o time poderá ser escalando três zagueiros diante do Atlético-MG, em 26 de novembro. Bruno Alves está suspenso, mas o Grêmio ainda conta com Kannemann, Bruno Uvini, Gustavo Martins e Natã para o setor, enquanto Geromel segue machucado.
— A dificuldade tática já está criada, pois envolve todo o sistema defensivo. Não tem tempo para ajustar agora, como disse o Renato. É melhor apostar no que eles já estão adaptados — destacou CCD.
Renato também terá problemas para montar o meio-campo, já que Villasanti recebeu o terceiro amarelo diante do Corinthians e cumprirá suspensão na próxima rodada. Como Pepê ainda não está recuperado de lesão muscular que vem lhe tirando dos jogos desde a vitória sobre o Coritiba, o mais cotado para iniciar o jogo em Belo Horizonte é Ronald, também titular diante do Botafogo.
Os laterais-direitos do Grêmio no Brasileirão
Fábio
- 9 jogos
- 6 vitórias
- 1 empates
- 2 derrotas
- 70% de aproveitamento
João Pedro
- 22 jogos
- 12 vitórias
- 2 empates
- 8 derrotas
- 57% de aproveitamento
Thomas Luciano
- 3 jogos
- 2 empates
- 1 derrota
- 22 % de aproveitamento