O ex-jogador do Grêmio Elias Manoel fez história na atual temporada da Major League Soccer (MLS), dos Estados Unidos. Aos 21 anos, o jovem foi o primeiro brasileiro a anotar um hat-trick nos playoffs do torneio. Adaptado ao futebol dos Estados Unidos, o atacante concedeu entrevista ao portal ge.globo, falando sobre o impacto de Messi no Inter Miami e projetando a possível chegada de Suárez em 2024.
O atleta foi emprestado pelo Tricolor ao New York Red Bull em agosto de 2022 e foi comprado três meses depois, por US$ 1 milhão (R$ 5,3 milhões pela cotação da época). Recentemente, Elias marcou três gols na vitória por 5 a 2 sobre o Charlotte FC e atingiu uma marca importante na carreira.
— Eu consegui entrar para história. Primeiro brasileiro a fazer um hat-trick nos playoffs. Isso é muito gratificante para mim, de poder estar deixando minha marca por onde eu passo. Tivemos algumas adversidades ao longo do caminho, mas demos a volta por cima e terminamos bem a temporada — comemora Elias em contato com o ge.globo.
Depois de passar pela repescagem com três gols do brasileiro, a equipe de Nova York caiu nos playoffs para o FC Cincinnati nas cobranças de pênaltis e entrou de férias, assim como Inter Miami, de Messi, que nem chegou à fase de mata-mata da competição.
Obviamente, o argentino é o grande personagem da temporada norte-americana, especialmente por levar os holofotes do mundo para a MLS. Atacante do Grêmio, Luis Suárez deve aumentar a lista de estrelas a partir de 2024. O futuro do uruguaio, no momento, continua indefinido.
— A chegada do Messi mudou muita coisa. A próxima Copa do Mundo vai ser aqui. Jogadores pensam na possibilidade de vir para cá. Isso abre os olhos de muitas pessoas. Muitos dizem que o campeonato dos EUA não é forte, é para quem está se aposentando ou em final de carreira, mas eu acho que não. É futebol muito bom, de transição, com muitos jovens que se destacam e estão indo para a Europa — conta Elias.
Sobre a possibilidade do Suárez ir para o Inter Miami, Elias comentou:
— A gente fica um pouco preocupado. Até com o nosso time, porque enfrentar uma equipe que terá Messi, Suárez, Busquets, Alba vai ser complicado. Mas é muito bom saber que podemos jogar com grandes jogadores do cenário mundial.
Mesmo à distância, Elias mantém o carinho e o respeito pelo Grêmio, pelo qual disputou 39 jogos e marcou nove gols. O atacante disse que segue acompanhando o clube que o projetou para o futebol:
— Os jogos do Grêmio não perco nenhum. Eu acompanho o Grêmio e vou levar para a vida toda, time que eu subi como profissional — finaliza.
Números de Elias Manoel na temporada:
- 37 jogos (23 como titular)
- 2.160 minutos em campo
- 7 gols
- 3 assistências