O atacante Elias Manoel, 20 anos, deixou o Grêmio nesta quarta-feira (3). O jogador foi emprestado ao New York Red Bulls até dezembro de 2022, com opção de compra estipulada em contrato (o valor não foi divulgado). O atleta já foi, inclusive, autorizado a viajar aos Estados Unidos para realizar exames médicos.
A proposta foi considerada vantajosa pelo clube e pelo atleta, especialmente porque o atacante vinha sendo pouco utilizado pelo técnico Roger Machado. Nos últimos cinco jogos, por exemplo, o jogador participou de apenas três partidas, sempre entrando no segundo tempo e totalizando míseros 24 minutos em campo.
Além disso, as perspectivas de utilização de Elias seriam ainda menores no segundo semestre, por conta da contratação de Guilherme, do surgimento do garoto Emerson e da recuperação de Jhonata Robert, prevista para setembro.
Agora, além desses três atletas e dos titulares Biel, Diego Souza e Ferreira, Roger terá à disposição para o ataque Janderson e Elkeson.
Promessa da base tricolor, Elias despontou com destaque no sub-20 e no time de transição. Após ser promovido ao time principal em 2021, o jogador até participou das conquistas de duas edições do Gauchão, atuando como ponta-esquerda e como centroavante. Contudo, não conseguiu se firmar na equipe titular.
Mesmo assim, Elias é o vice-artilheiro do Grêmio na temporada, com sete gols marcados em 30 jogos — atrás apenas de Diego Souza, que tem 15 gols. O vínculo do garoto com o Grêmio vai até o final de 2024.