A afirmação da dupla formada por Geromel e Bruno Alves estabilizou a zaga do Grêmio, que ostenta a melhor defesa da Série B, com apenas sete gols sofridos em 21 rodadas. Por outro lado, fez com que Rodrigues perdesse espaço na disputa pela titularidade. Mas, embora seja considerado o primeiro reserva para o setor, o jogador de 24 anos tem despertado o interesse de outros clubes brasileiros, incluindo de Série A do Brasileirão, que são mantidos sob sigilo.
Apesar das consultas recebidas nas últimas semanas, a diretoria gremista não pretende se desfazer do atleta, que tem contrato até 2024. Pelo menos, não pelo modelo de negociação proposto pelos times interessados. Até agora, surgiram apenas sondagens por empréstimo, enquanto o objetivo é liberá-lo somente mediante uma proposta de compra que renda dinheiro aos cofres.
No ano passado, estas ofertas até chegaram à Arena. Midtjylland, da Dinamarca, e Braga, de Portugal, enviaram emissários para negociar a transferência do jogador, mas a saída não se concretizou. À época, o entendimento era de que o clube já havia aberto mão de Ruan, vendido ao Sassuolo,da Itália, e que Rodrigues seria útil na luta contra o rebaixamento, já que Geromel e Kannemann conviviam com lesões.
Neste ano, o atleta disputou 18 jogos. Entretanto, grande parte deles atuando como lateral-direito ou em um sistema com três zagueiros. Além disso, com o retorno iminente de Kannemann, que se recupera de uma lesão muscular na panturrilha esquerda, o defensor deve descer mais um degrau na hierarquia do elenco.