O Grêmio realizará mais dois treinamentos antes de viajar para Campinas, mas a lista de relacionados para encarar o Guarani possivelmente apresentará uma novidade. Depois de cumprir o prazo de 14 dias dado pela normativa da CBF, após receber a segunda dose da vacina para covid-19, Thaciano está apto para ser utilizado pelo técnico Roger Machado nesta sexta-feira (5).
De volta ao Tricolor, tendo sido emprestado na última temporada ao Bahia e Altay, da Turquia, o meio-campista foi o primeiro dos reforços trazidos na janela de transferências a ter seu nome divulgado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF. Porém, estreará depois de Lucas Leiva e Guilherme por não ter se vacinado.
Agora, mesmo que tenha sido liberado para integrar a delegação que viaja nesta quinta (4), deve iniciar no banco de reservas no Estádio Brinco de Ouro. Por conta do tempo parado — a última partida oficial foi disputada no fim de maio —, não teria condições de atuar por 90 minutos.
Além disso, o jogador precisará cavar um espaço no time gremista. Seu retorno à Arena foi defendido pela comissão técnica, que via nele um jogador com a capacidade de "equilibrar" o meio-campo que, no início da Série B, era formado por um tripé de volantes. A ideia é que ele ingressasse na vaga de Lucas Silva, repetindo pelo lado direito a movimentação de Bitello. Ou seja, ajudando a fechar a frente da área, mas auxiliando na construção das jogadas e se somando ao ataque.
Porém, com a entrada de Campaz, Roger passou a testar uma nova configuração tática, com um meia centralizado atrás do centroavante. Desta forma, Thaciano tem treinado como um volante. Na atividade desta terça-feira (2), inclusive, formou dupla com Bitello, que está suspenso e não poderá enfrentar o Guarani, tendo o jovem Pedro Lucas na armação.