O Grêmio informou, na tarde desta sexta-feira (22), que Thaciano só poderá defender o clube a partir da terceira rodada da Série B. O motivo é que o jogador não tem o ciclo vacinal completo, o que é exigência dentro do Guia Médico de Sugestões Protetivas para o Retorno às Atividades do Futebol Brasileiro.
Em nota, o Tricolor explicou que na Turquia não havia exigência de vacinação para atletas do país, mas que orientou Thaciano a fazer a vacina assim que o departamento médico soube da situação. O meio-campista já recebeu a segunda dose da vacina na última sexta-feira (15), mas precisa aguardar o período de 14 dias para a validação do certificado de vacinação.
Dessa forma, Thaciano não poderá atuar diante da Ponte Preta neste sábado (23), na Arena, e contra a Chapecoense, na terça-feira (26), na Arena Condá. O jogador poderá fazer sua reestreia no Tricolor contra o Guarani, em 5 de agosto.
Confira a nota publicada pelo Grêmio:
"O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense informa que o meio-campista Thaciano não está elegível para as duas próximas rodadas, contra Ponte Preta e Chapecoense, pelas razões que seguem:
Por estar jogando na Turquia, Thaciano não tinha obrigatoriedade de se vacinar, de acordo com as regras do país. Entretanto, ainda sem ter seu retorno ao Grêmio e a Porto Alegre definido, o Departamento Médico buscou informações sobre a vacinação do atleta contra a Covid-19 e orientou que fizesse a primeira dose da vacina.
Seguindo os protocolos brasileiros do calendário de vacinação contra a Covid e de distribuição de vacinas pelo SUS, Thaciano recebeu um imunizante que o obrigou a aguardar 21 dias para receber a segunda dose - aplicada na última sexta-feira, 15 de julho.
Porém, de acordo com a Edição Normativa 2 do “Guia Médico de Sugestões Protetivas para o Retorno às Atividades do Futebol Brasileiro”, publicada em janeiro de 2022, ítem 3, “a validação do certificado de vacinação plena será aplicada após o período de 14 dias da data da aplicação da segunda dose, nas vacinas de duas doses”. Assim sendo, ainda que conste legalmente no BID, o atleta só estará elegível para inscrição em súmula a partir do dia 28 de julho de 2022".