Depois de chegar a 18% antes da 34ª rodada, a chance de o Grêmio conquistar o Brasileirão caiu para 7,3% após a conclusão dos jogos desta quinta-feira (24). A estatística é do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e está um pouco acima do que foi apontado na sequência da derrota Tricolor para o Corinthians, na Arena, quando a probabilidade ficou em 6,4%.
Dois jogos atrasados estavam ligados aos interesses gremistas: Fortaleza e Botafogo, que empataram em 2 a 2, e Flamengo e Bragantino, com vitória rubro-negra sobre os paulistas por 1 a 0. Com o resultado, o time carioca ultrapassou o Grêmio, que ficou em quarto, com 59 pontos, um a menos do que o Flamengo, terceiro.
A probabilidade de o Grêmio conquistar uma vaga na Libertadores, direta ou indireta, se mantém acima de 99%, o que ocorre para os cinco primeiros colocados da tabela. O Atlético-MG, em sexto, tem 97,6%. O Athletico-PR, em sétimo, seis pontos atrás do Galo, conta com somente 3,4% de possibilidade.
Portanto, segundo o acompanhamento da UFMG, será muito difícil uma alteração de nomes dentro do G-6. Conforme a matemática, Palmeiras, Botafogo, Flamengo, Grêmio, Bragantino e Atlético-MG não precisam ter receio em se planejar para a Libertadores de 2024.
Concorrentes
Ainda no que diz respeito à taça do Brasileirão, os palmeirenses podem se entusiasmar: 53% das chances de título estão com o Verdão, mais da metade. O Botafogo, na segunda colocação, com 60 pontos contra 62 do Palmeiras, tem 23,8%.
Em ascensão depois da chegada do técnico Tite, o Flamengo tem 8,4% de chance de sair campeão. Já o Bragantino tem 6,4% de probabilidade. O Atlético-MG, de Felipão, tem somente 1,1%.
O Grêmio soma 59 pontos na classificação. O time que atingir 70 pontos ultrapassa os 88% de chance de título. A conquista de forma matemática ocorre quando uma equipe alcançar 74 pontos, conforme a projeção de momento da UFMG.
Todos os clubes estão com 34 jogos e não há mais jogos atrasados no Brasileirão. O Grêmio volta a campo no próximo domingo (26), às 16h, contra o Atlético-MG, na Arena do Galo.
As chances de título de cada equipe
- Palmeiras: 53%
- Botafogo: 23,8%
- Flamengo: 8,4%
- Grêmio: 7,3%
- Bragantino: 6,4%
- Atlético-MG: 1,1%
- Athletico-PR: 0%
A probabilidade de vaga na Libertadores
- Palmeiras: 99,9%
- Botafogo: 99,9%
- Flamengo: 99,8%
- Grêmio: 99,5%
- Bragantino: 99,5%
- Atlético-MG: 97,6%
- Athletico-PR: 3,4%
*Os números são do Departamento de Matemática da UFMG