A derrota do Botafogo para o Vasco, na última segunda-feira (6), deixou o título do Brasileirão ainda mais aberto nas seis rodadas derradeiras. Agora, apenas três pontos separam os primeiros quatro colocados.
O time carioca, que tem um jogo a menos, segue liderando com 59 pontos, mesma pontuação do Palmeiras, vice-líder. As duas equipes são seguidas de perto pelo Bragantino, que tem 58 e também uma partida a jogar ainda, e pelo Grêmio, com 56.
Se o Grêmio vencer
Ao término da rodada, o Tricolor pode acabar entre a vice-liderança e a quarta colocação na tabela. Se vencer o Botafogo na quinta, poderá assumir a segunda posição.
Isso acontecerá se o Bragantino perder para o São Paulo e o Palmeiras for derrotado pelo Flamengo. O Grêmio ficaria com a mesma pontuação do Fogão, mas com uma vitória a menos no critério de desempate. Caso vença e somente um dos adversários for derrotado, ficará na terceira. Se a equipe de Bragança e o alviverde vencerem, permanecerá como quarto.
Em caso de empate
Se somar apenas um ponto em São Januário, o time de Renato Portaluppi garantirá a permanência no G-4, mas sem manter a distância para os times que vêm logo atrás. O Grêmio chegaria a 57 pontos, acima de Atlético-MG e Flamengo.
Com derrota
Caso perca no Rio de Janeiro e o Galo e o rubro-negro cariocas vençam, os três clubes ficariam com 56 pontos, mas o Grêmio seguiria na zona de classificação direta para a Libertadores do ano que vem. No entanto, nessas circunstâncias, entraria o critério de desempate "número de vitórias", que momentaneamente dá vantagem ao Tricolor.