Restando seis rodadas para o fim do Brasileirão, seis times ainda têm chances de título. Afinal, os tropeços do Botafogo, a regularidade de Bragantino e Palmeiras, a irregularidade do Flamengo, além das reações de Atlético-MG e Grêmio, deixaram a competição em aberto. Nem os classificados para a Libertadores, seja diretamente na fase de grupos ou na preliminar, estão encaminhados, algo que foi comum nas últimas temporadas.
Neste momento crucial, cada gol marcado, cada defesa realizada e cada estratégia tática implementada pode significar a diferença entre a glória e a derrota. Para os torcedores, a empolgação pela taça também se transformou em quebra-cabeça de projeções e simulações das partidas.
Para Grêmio, Palmeiras e Atlético-MG, restam seis jogos. Enquanto para Botafogo, Bragantino e Flamengo ainda têm partidas atrasadas e entrarão em campo mais sete vezes. Portanto, terão oportunidades de computar mais pontos.
Quarto colocado, o Grêmio tem 5,1% de chances de conquistar o Brasileirão, conforme os matemáticos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A estatística ainda aponta 35,2% ao ainda líder Botafogo, 32,3% ao Bragantino, 25,4% ao Palmeiras, 1,5% ao Flamengo e 0,41% ao Atlético-MG. Mas estas probabilidades vão se modificar com o passar das rodadas e partidas, que são muitas.
Além disso, ainda há confrontos diretos que irão esquentar a competição, transformando o que poderiam ser partidas complementares em grandes decisões — como Botafogo e Grêmio, nesta quinta (9), no Rio de Janeiro.
Projeções
Um dos parâmetros que servem para medir as dificuldades das seis equipes nestas partidas restantes é a média de pontos dos adversários (soma da pontuação atual dos rivais, dividida pelo número de partidas). Neste quesito, podemos considerar o Palmeiras em vantagem, pois enfrentará rivais com média de 40 pontos neste Brasileirão.
Para o Grêmio, a média dos adversários é de 45 pontos. Botafogo e Bragantino terão rivais com média de 42 pontos, enquanto Atlético-MG enfrentará times com média de 43 pontos, enquanto os do Flamengo têm 45 pontos.
Outro parâmetro de análise são os resultados dos confrontos das mesmas equipes no 1º turno do campeonato. Neste cenário, o Grêmio fez apenas oito pontos contra seus próximos adversários, pontuação muito distante do que é necessário no 2º turno para levar o título. Flamengo, com sete pontos, e Atlético-MG, com seis pontos, tiveram retrospectos piores.
Por outro lado, o Botafogo fez 17 pontos neste recorte do 1º turno, o que lhe deixaria em ótimas condições de conquistar o Brasileirão. No mesmo espaço, o Bragantino fez 12 pontos, enquanto o Palmeiras fez 11.