O Brasileirão entra na 33ª rodada, e o Grêmio tem seis jogos para definir como fecha 2023: se na Libertadores, com vaga direta ou indireta, ou campeão, o que não depende só dele. Com a derrota do líder Botafogo para o Vasco na noite desta segunda-feira (6), a chance de título para o Tricolor está em 5,1%, conforme o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) — o Grêmio tem três pontos a menos que a Estrela Solitária.
O sonho do tri do Brasileirão seria mais palpável aos gremistas se o clube alcançasse os 70 pontos, campanha que colocaria a probabilidade acima de 50%. O acompanhamento da UFMG aponta que o título seria matematicamente definido, conforme o panorama de momento, se algum clube atingisse 78 pontos. No entanto, a conquista também é quase certa entre 75 e 77 pontos, margem na qual o índice bate 99%.
Para a Libertadores, a vaga vem com tranquilidade aos 63 pontos. A classificação do Grêmio entre os seis primeiros está 97,6% garantida, segundo a tabela da UFMG.
Seis despedidas para desenhar 2024
Com 56 pontos, o Grêmio tem seis jogos no caminho, três na Arena e três fora. Tudo começa contra o líder Botafogo na próxima quinta (9), às 20h, em São Januário — Nilton Santos está cedido para shows da banda RBD.
Na sequência, o time de Renato Portaluppi recebe o Corinthians, no domingo (12), às 16h, na Arena. O técnico Mano Menezes busca se afastar do Z-4 e garantir uma vaga na Copa Sul-Americana do próximo ano.
No dia 26, o Grêmio volta a enfrentar uma equipe da parte da cima da tabela: o Atlético-MG de Felipão, em Minas Gerais. O Galo é o clube que mais pontuou no segundo turno.
De volta em casa, enfrenta dois adversários que brigam contra o rebaixamento desde o início do Brasileirão: Goiás, dia 29, e Vasco, em 3 de dezembro.
Quis a tabela que o Grêmio encerrasse a temporada no Rio. Em 6 de dezembro, o desafio é contra o Fluminense, campeão da Libertadores, já sem chance de rebaixamento e com a cabeça no mundial.
Os desafios que restam ao Grêmio
- Botafogo x Grêmio - Quinta-feira (9), às 20h, em São Januário;
- Grêmio x Corinthians - Domingo (12), às 16h, na Arena;
- Atlético-MG x Grêmio - Domingo (26), na Arena MRV (horário a definir);
- Grêmio x Goiás - Quarta-feira (29), na Arena (horário a definir);
- Grêmio x Vasco - Domingo (3 de dezembro), na Arena (horário a definir);
- Fluminense x Grêmio - Quarta-feira (6 de dezembro), no Maracanã (horário a definir).