A próxima quinta-feira (19) será de decisão para o Grêmio nos tribunais. Às 11h, serão julgados, no pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o lateral-esquerdo Reinaldo e o técnico Renato Portaluppi. Os dois foram expulsos no jogo contra o Santos, válido pela 20ª rodada do Brasileirão, na derrota gremista por 2 a 1 na Vila Belmiro.
Ambos foram denunciados no artigo 243-F do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que está relacionado a ofensas à honra em âmbito desportivo e que implica uma pena máxima de quatro jogos de suspensão. Aliás, esta foi a pena imposta no primeiro julgamento envolvendo Renato e Reinaldo.
Para o julgamento, uma estratégia deverá ser adotada pelo departamento jurídico do Grêmio, e Abel Ferreira será peça importante no processo. O técnico do Palmeiras, após o jogo contra o próprio Grêmio, pela 24ª rodada, deixou o campo sinalizando com as mãos que seu time havia sido roubado na Arena.
No entanto, diferentemente de Renato e Reinaldo, Abel Ferreira foi enquadrado no artigo 258, que prevê punição de uma a seis partidas, por "conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva". O treinador português foi punido com dois jogos de suspensão.
Agora, uma das estratégias de defesa do Grêmio será a tentativa de uma desqualificação de artigo, saindo do 243-F para o mesmo 258, o mesmo em que Abel Ferreira foi condenado. Assim, o clube tentará uma absolvição ou uma pena mais branda para Renato e Reinaldo.
Até agora, a dupla estava liberada para os jogos porque o departamento jurídico do clube conseguiu um efeito suspensivo, deixando os profissionais livres para trabalharem até os julgamentos serem realizados. Somente desta forma eles puderam atuar nas partidas contra Corinthians, Palmeiras, Fortaleza, Inter e Athletico-PR.
Na próxima quinta, no entanto, eles novamente estarão sentados no banco dos réus. Este novo julgamento poderá acarretar em uma punição pelos próximos três jogos no Campeonato Brasileiro: São Paulo, Flamengo e América-MG. Lembrando que a dupla já cumpriu uma partida de suspensão, justamente a automática, após o jogo da Vila Belmiro.