O time do Grêmio para o jogo contra o Athletico-PR será emergencial. Independentemente da alternativa escolhida pelo técnico Renato Portaluppi, a estratégia será pontual para a partida desta quarta-feira (18), na Arena, tendo em vista os desfalques no meio-campo e no ataque. A tendência é de que seja utilizado o esquema 3-5-2, com Galdino no setor ofensivo ao lado de Luis Suárez.
A equipe foi definida em uma atividade debaixo de chuva, com portões fechados, no CT Luiz Carvalho, na manhã desta terça (17). Em função das ausências de Villasanti, a serviço da seleção paraguaia, e Felipe Carballo, lesionado, Renato deve reforçar a defesa com Bruno Alves compondo um trio ao lado de Pedro Geromel e Kannemann. Ao menos até o paraguaio retornar.
Além de Villasanti e Felipe Carballo, o Tricolor não conta ainda com os volantes Ronald, a serviço da seleção pan-americana, e Mila, lesionado. Desta forma, Pepê é hoje o único volante de ofício à disposição. Por isso, a ideia é recuar o meia Nathan para atuar ao lado do camisa 23, dividindo com ele as tarefas de marcação.
Utilizado nos últimos quatro jogos — em três deles como titular —, Nathan vem sendo elogiado pelo rendimento físico nos treinos da parada para a data Fifa e é a principal aposta para o time ter equilíbrio entre defesa e ataque no esquema com três zagueiros.
Outro desfalque importante é o atacante João Pedro Galvão, que sofreu uma lesão muscular e não deve atuar nem na rodada seguinte, contra o São Paulo, no sábado (21). Como Ferreira não foi bem no Gre-Nal, a tendência é de que Galdino ingresse na equipe em seu lugar, atuando ao lado de Luis Suárez.
O provável time tricolor tem: Gabriel Grando; Pedro Geromel, Bruno Alves e Kannemann; João Pedro, Pepê, Nathan, Cristaldo e Reinaldo; Galdino e Luis Suárez. Nesta hipótese, a equipe teria três mudanças em relação à derrota no Gre-Nal do dia 8 de outubro.
Uma alternativa mais remota seria a manutenção do 4-4-2, com Galdino atuando no meio-campo, de forma mais recuada, com Lucas Bessozi ou Ferreira compondo a dupla de ataque com Luis Suárez.