O futuro do técnico Renato Portaluppi para 2024 ainda é uma incógnita no Grêmio. A direção e o treinador já apararam todas as arestas após a polêmica após o Gre-Nal, mas ainda não conversaram sobre renovação de contrato para o próximo ano. Uma eventual extensão de vínculo será avaliada apenas ao final da temporada.
A ausência de Renato na entrevista coletiva após a derrota no clássico, por conta de uma viagem particular ao Rio de Janeiro desagradou ao presidente Alberto Guerra, que fez críticas públicas ao comandante. Contudo, o episódio é considerado superado e não deve impactar na decisão sobre o futuro do comandante.
As críticas públicas de Guerra logo após o jogo desagradaram a Renato. Porém, o presidente telefonou para o técnico dias após o episódio e as partes se acertaram antes mesmo de o treinador retornar a Porto Alegre para a retomada dos treinos. Desta forma, quando o comandante se reapresentou no CT Luiz Carvalho, na quinta-feira (12), todas as arestas já estavam aparadas.
Contudo, isso não significa que a permanência de Renato esteja assegurada para 2024, e nem mesmo encaminhada. O tema ainda não foi debatido entre as partes, e a própria direção ainda aguarda o término da temporada para formar uma convicção sobre o tema.
Tudo dependerá do rendimento do time nos 12 jogos restantes pelo Brasileirão e, especialmente, da obtenção (ou não) da vaga direta na Copa Libertadores. Além disso, pesa também a questão financeira, uma vez que Renato é um dos técnicos mais bem pagos do país.
Se o Grêmio retomar o bom desempenho na reta final do Brasileirão e conquistar com sobras a vaga no G-4, ganha força a ideia da renovação com Renato. Contudo, se o time seguir oscilando e acabar ficando apenas na fase preliminar da Libertadores, há quem defenda na Arena a ideia de encerrar o ciclo com o atual treinador e iniciar 2024 com outro comandante. Internamente, o nome de Juan Carlos Vojvoda, do Fortaleza, é elogiado.
O fato é que o futuro de Renato no Grêmio só será definido ao final da temporada. Provavelmente, após a confirmação da participação do Grêmio na Libertadores, seja na fase preliminar ou com vaga direta.