A derrota no Gre-Nal já poderia implicar em mudanças na escalação para o próximo jogo do Grêmio. Contudo, mesmo que o técnico Renato Portaluppi não quisesse mexer no time, as convocações de Villasanti e Ronald obrigarão que o trio de volantes seja desmanchado, no mínimo, durante os treinamentos que servirão de ensaio para enfrentar o Athletico-PR.
A grande dúvida é se o paraguaio poderá ser usado no dia 18. Na última data Fifa, em setembro, ele esteve em campo contra o Bragantino, dois dias depois de servir sua seleção. A diferença é que agora a 27ª rodada do Brasileirão ocorrerá no dia seguinte ao jogo entre Paraguai e Bolívia, pelas Eliminatórias. Ou seja, o tempo para recuperação física é menor.
Ao mesmo tempo, não há no elenco profissional nenhum outro volante que possa suprir a ausência do camisa 27 durante os trabalhos no CT Luiz Carvalho. A opção natural seria Ronald, que está na Granja Comary, em Teresópolis, servindo à seleção brasileira que disputará os Jogos Pan-Americanos, no Chile, a partir do dia 23 de outubro.
Inclusive o zagueiro Gustavo Martins, que poderia ser improvisado na primeira função do meio-campo, está fora pelo mesmo motivo, constando na lista de Ramon Menezes. Até o jovem Mila, que se recupera de cirurgia para corrigir ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho direito, é uma ausência a ser lamentada. Por fim, ainda há a pubalgia de Carballo como ponto de alerta.
Sem outras alternativas, Renato deve optar mais uma vez pela entrada do meia Nathan, como ocorreu nos jogos contra Corinthians, Palmeiras e Fortaleza. Porém, não se pode descartar que Everton Galdino ganhe uma oportunidade entre os titulares, ocupando o corredor direito.
Além disso, poderá ocorrer a reaparição de João Pedro Galvão, que ficou de fora do Gre-Nal por dores na virilha e foi substituído por Ferreira. Ao todo, o Tricolor terá seis dias para preparar a formação que receberá o time paranaense na Arena. A reapresentação do elenco está marcada para a tarde desta quinta-feira (12).