O Grêmio, que enfrentará o Fortaleza neste sábado (29), às 16h, pela 25ª rodada do Brasileirão, pode ter uma surpresa inesperada. Agora que Fabio e João Pedro estão à disposição, o técnico Renato Portaluppi deixou em aberto a possibilidade de promover uma espécie de rodízio na lateral-direita da equipe para evitar que alguém entre em campo no Castelão sem as melhores condições físicas.
Nas duas últimas rodadas, contra Corinthians e Palmeiras, cada uma das alternativas teve sua oportunidade de iniciar como titular. Uma disputa pela titularidade que vem desde os primeiros jogos da temporada.
Em sua última entrevista coletiva, após a vitória sobre o Palmeiras na Arena, Renato revelou que poderá fazer mudanças na posição dependendo de cada partida. Uma estratégia para garantir que o time sempre tenha uma alternativa em boas condições físicas para suportar a exigência causada pelas constantes idas e vindas características da função.
Das opções, Fabio leva vantagem no quesito experiência. Aos 33 anos e com rodagem pelo futebol europeu, o lateral começou o ano como o titular da posição. Algumas lesões o atrasaram na disputa pela titularidade, mas ele, por exemplo, foi quem iniciou os dois clássicos Gre-Nal disputados neste ano.
A escalação com Fabio também tem melhores números defensivos. São apenas 12 gols sofridos em 22 jogos, uma média de 0,54 por partida. Mas ele tem participação ofensiva menor do que a versão da equipe com seu rival de posição. Dos 36 gols marcados pelo time, três nasceram dos pés de Fabio. Já João Pedro teve quatro participações, dois gols e duas assistências, em 31 gols. Ao mesmo tempo, com João Pedro, o time sofreu um pouco mais na marcação, com 22 gols sofridos em 33 partidas. Uma média de 0,66 gol.
— João Pedro é um bom garoto. Está feliz e tem nos ajudado. Ele tem muita força para jogar. Eu incentivo da mesma forma que o Fábio para que eles agridam. Para eles atacarem os espaços. Coisa que ele fez hoje. O João Pedro tem de atacar os espaços. Ele até ataca menos do que eu peço. O Fábio faz mais, busca mais os espaços. Pela força que ele tem, dificilmente o adversário vai segurar ele. Por isso tenho feito esse rodízio na lateral, dependendo do adversário. Estamos bem servidos — analisou Renato após a vitória por 1 a 0 sobre o Palmeiras, com gol de João Pedro.
Dono da posição no Grêmio entre 2005 e 2007, Patrício vê uma disputa de alto nível entre João Pedro e Fabio neste ano.
O ex-jogador comentou que não vê problemas se Renato adotar uma estratégia de rodar os laterais para encaixar melhor contra um adversário específico.
— Entrosamento no grupo não seria dificuldade. Ele precisa de uma função específica a cada jogo. Talvez alguém que precise defender mais, ser mais firme defensivamente. O João Pedro ataca mais, mas é um pouco inseguro na linha de quatro marcadores na defesa. Mas depende muito do feeling do treinador para aquele jogo específico — afirmou.
Caso o Grêmio adote um titular definitivo, na avaliação de Patrício, a posição deveria ser de João Pedro:
— Tenho ido ao jogos do Grêmio e achado o João Pedro muito bom. Peca um pouco na marcação, mas apoia com firmeza. Chega no ataque e faz gols. Acho que ele, no momento, é o meu preferido para seguir como o titular — projetou.
Apesar da possibilidade de mudança não estar descartada, a tendência é de que João Pedro siga como titular contra o Fortaleza. O jogador mostrou bom rendimento nas últimas rodadas e deve seguir como parceiro de Nathan no lado direito da equipe.