A súmula da partida entre Grêmio e Palmeiras, ocorrida nesta quinta-feira (21) e que teve a vitória do Tricolor por 1 a 0, já foi disponibilizada no site da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O documento oficial do duelo traz citações da arbitragem sobre uma reclamação do vice de futebol Antônio Brum pela expulsão de Villasanti e também de uma faixa de uma organizada contra a CBF. A situação poderá ser apreciada pela procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).
No tópico observações, o juiz Bruno Arleu (Fifa-RJ) menciona uma conversa com o dirigente gremista na saída de campo, após o encerramento do confronto. O motivo foi a expulsão do meio-campista estrangeiro:
"Informo que após o término da partida, quando deixei o gramado, fui abordado pelo vice-presidente do Grêmio, senhor Antônio Brum, que de forma ríspida, intimidatória, com dedo em riste e esbravejando, proferiu as seguintes palavras: "Você expulsou o Villasanti, e nem foi falta! você vai ver! você vai ver!", relatou Arleu.
Outro aspecto apontado pelo árbitro foi uma faixa de protesto levada pela torcida Geral do Grêmio contra a entidade que controla o futebol brasileiro. Ela foi exibida antes do duelo e foi retirada por solicitação:
"Antes da partida, foi identificada uma faixa branca localizada na torcida organizada (Geral) do Grêmio, atrás da meta localizada do lado esquerdo das cabines de transmissão, com os seguintes dizeres: "CBF lixo, vargonha". Solicitamos ao delegado da partida para que fosse providenciada a retirada da faixa antes do início da partida. Considerando que o policiamento já estava providenciando a retirada da faixa junto à torcida, demos início ao jogo sem atraso. Após 30 segundos do primeiro tempo, a faixa já foi removida do local e não foi mais exposta", resumiu o juiz.
Agora, caberá à Procuradoria do STJD observar o documento e apreciar se apresenta denúncias pelas duas situações. O Grêmio espera o Pleno do Tribunal julgar os casos de Renato Portaluppi e Reinaldo na partida contra o Santos. Eles, que pegaram quatro jogos de suspensão, estão atuando sob a liberação de um efeito suspensivo. Há possibilidade do recurso ser apreciado na primeira semana de outubro, dias antes do próximo Gre-Nal.