O rescaldo da vitória na noite da última quinta-feira (21), contra o Palmeiras, na Arena, pelo placar de 1 a 0, rendeu ao Grêmio dois desfalques por suspensão para encarar o Fortaleza, além da terceira posição na tabela de classificação. No entanto, o Tricolor não acrescentou nenhum pendurado ao trio que estava nesta condição, já projetando o confronto seguinte, o Gre-Nal 440, no Beira-Rio, pelo Brasileirão.
Uma baixa é justamente pelo terceiro cartão amarelo recebido por Rodrigo Ely. O defensor recebeu a terceira advertência na competição. Com isso, ele será ausência no duelo do dia 30 de setembro, às 16h, na Arena Castelão, no Nordeste do país.
Outro motivo é a questão física do camisa 5. Ele foi substituído aos 33 minutos da primeira etapa após acusar dores musculares na coxa. O atleta passará por exames para confirmar a gravidade do problema e o provável tempo de recuperação.
Já Villasanti está suspenso pela expulsão. O paraguaio recebeu dois cartões amarelos por faltas cometidas no segundo tempo. Renato Portaluppi reclamou do critério da arbitragem, mas o clube nada poderá fazer para reverter a punição. Sendo assim, o meio-campista retornará justamente no clássico.
Apenas três jogadores estão na condição de pendurados, nenhum com status de titular absoluto: Bruno Alves, Galdino e Mila.
O zagueiro é opção para o próximo jogo. Ele ingressou na vaga de Rodrigo Ely contra o Palmeiras e deve ser o companheiro de Kannemann diante do Fortaleza. Galdino é opção recorrente para o segundo tempo e o jovem Mila sequer tem sido relacionado.
O Gre-Nal 440 ocorre no Beira-Rio e está agendado para a CBF para o Beira-Rio, às 16h, do dia 8 de outubro.