O Grêmio encontrou na Região Metropolitana de São Paulo o clima ideal para remobilizar o grupo após a eliminação na Copa do Brasil. Concentrado nos últimos dois dias em Guarulhos, a delegação não foi assediada por torcedores e ficou distante de qualquer tipo de agito.
Neste ambiente com jeito de "pré-temporada", o técnico Renato Portaluppi finalizou a preparação para o jogo de domingo (20), contra o Santos, em treino fechado na manhã deste sábado (19). A equipe terá pelo menos duas novidades.
Os principais desfalques são o volante Villasanti e o atacante Luis Suárez, suspensos pelo terceiro cartão amarelo. Por isso, no meio-campo, a atração deve ser o volante Pepê, titular pela primeira vez após cerca de três meses. No ataque, João Pedro Galvão deve ser titular na vaga do uruguaio.
O provável time do Grêmio tem: Gabriel Grando; João Pedro, Rodrigo Ely, Bruno Alves e Reinaldo; Felipe Carballo e Pepê; Bitello, Cristaldo e Ferreira; João Pedro Galvão.
Após a derrota para o Flamengo, na quarta (16), o Tricolor viajou direto para São Paulo. Como os dois treinos na capital paulista foram marcados para o CT do Corinthians, que fica na zona norte da cidade, o clube optou por ficar em Guarulhos, cidade mais próxima das dependências corintianas do que o centro paulistano.
Logo, por estar em uma região mais afastada e longe do local do jogo, o Grêmio acabou não atraindo torcedores. Mesmo que de forma não proposital, essa blindagem acabou contribuindo para o clima de mobilização que é buscado internamente para turbinar o time na perseguição ao líder Botafogo.
A última atividade na manhã deste sábado (19), no CT do Corinthians, foi marcada por um trabalho tático e por exercícios de bola parada. A delegação gremista viajará para a Baixada Santista de ônibus no início da tarde, em um deslocamento de aproximadamente 1h30min de duração. O jogo contra o Santos, no domingo (20), será às 16h, na Vila Belmiro.