Médico de confiança de Luis Suárez, Ramón Cugat acredita que o jogador do Grêmio não precisará passar por nova cirurgia. O espanhol tem sido responsável por tratar o joelho direito do centroavante. Era para consultar com ele que "Luisito" solicitou ao Tricolor a liberação para viajar a Barcelona.
— Não tem de pensar em cirurgias, mas não no Luis (Suárez), eu diria em todos os jogadores. Eu sempre digo: o jogador tem de treinar e jogar no campo de futebol, não na sala de cirurgia — declarou em entrevista ao canal Telenoche, do Uruguai.
Sem entrar em detalhes sobre o problema de Suárez, Ramón Cugat deu o alerta de que Suárez ou qualquer atleta precisa estar bem preparado para jogar e não procurar jogar para entrar em forma.
— O atleta tem que estar em forma para jogar futebol. Não se jogará futebol para estar forma — disse o médico, que seguiu fazendo elogios a Luis Suárez:
— Luis, como todo mundo sabe, é um grande profissional. Ele é um dos fenômenos da natureza, como podemos dizer do Messi.
Após a classificação para a semifinal com a vitória nos pênaltis sobre o Bahia, o técnico Renato Portaluppi confirmou que Suárez não viajará à Espanha para tratar com seu médico de confiança.
— São dores, elas não avisam, ele não vai mais viajar (para Barcelona). Deixei-o bem à vontade, mas preferiu não viajar. Não conversei com ele ainda depois do jogo, mas botou a mão no quadril. Eu me entendo com ele, converso diariamente com ele, nosso jogo é daqui a 10 dias, vamos ver as dores — declarou o treinador.
Os problemas de Suárez no joelho direito não são novidade. Por conta disso, o jogador se trata com Ramon Cucat há anos. O médico foi o responsável por duas artroscopias no uruguaio, em 2019 e 2020.
Formado pela Universidade de Barcelona, o médico se especializou em diversas áreas da traumatologia na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Também foi um dos médicos da organização dos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992.
No currículo, Cugat soma ainda passagens como médico do Barcelona, na Federação Catalã de Futebol e no Barcelona Dragons, clube de futebol americano sediado na Catalunha. Além de professor em Harvard e na Universidade de Barcelona, o profissional também é o chefe do serviço de cirurgia ortopédica e traumatologia do Instituto Cugat, inaugurado em 2007, e com sede em Barcelona. Além disso, também lidera estudos sobre uso de células-tronco para recuperação de esportistas.