A notícia que Luis Suárez pode antecipar o fim da sua carreira por dores no joelho é o principal assunto no ambiente do Grêmio. Ainda assim, a situação do jogador não é necessariamente uma novidade. Tanto que, há alguns anos, o atleta é tratado por um dos principais especialistas em traumatologia do mundo.
Ramon Cugat, de 73 anos, é um médico catalão que chegou a ser jogador de futebol no Barcelona no final dos anos 1960. Formado pela Universidade de Barcelona, Cugat se especializou em diversas áreas da traumatologia na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Também foi um dos médicos da organização dos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992.
No currículo, Cugat soma ainda passagens como médico do Barcelona, na Federação Catalã de Futebol e no Barcelona Dragons, clube de futebol americano sediado na Catalunha. Além de professor em Harvard e na Universidade de Barcelona, o profissional também é o chefe do serviço de cirurgia ortopédica e traumatologia do Instituto Cugat, inaugurado em 2007, e com sede em Barcelona. Além disso, também lidera estudos sobre uso de células-tronco para recuperação de esportistas. O médico foi o responsável por pelo menos duas artroscopias em Luis Suárez,em 2019 e 2020.
GZH tentou contato com Ramon Cugat para que ele explicasse a situação do uruguaio. A assessoria do profissional explicou que ele está ministrando aulas e palestras na Universidade de Harvard e, por isso, não faria qualquer comentário sobre o caso.
Entre os clientes mais famosos, o médico chegou a tratar problemas de joelho no então jogador Pep Guardiola, com quem formou uma forte amizade. O técnico, atual vencedor da Liga dos Campeões, chegou a recomendar que outros jogadores, como Xavi e Iniesta, fossem atendidos pelo profissional enquanto atuavam no clube catalão. Da mesma maneira, também, Luisito chegou às mãos do renomado traumatologista.
Nos bastidores, o Grêmio afirma que não fez nenhum contato prévio com Ramon Cugat na contratação do uruguaio. Contudo, o clube afirma que fez todas as avaliações físicas e clínicas e que sabia das dores do jogador, que o acompanham desde os tempos de Espanha.
Luis Suárez relatou ao Grêmio que tem sentido muitas dores no joelho direito, que é afetado por uma artrose. O jogador tem conseguido atuar, mas tem convivido com muitas dificuldades após os jogos e, por isso, cogita antecipar o fim da carreira. Para o jogo contra o América-MG, nesta quinta-feira (22), às 19h, o atacante está relacionado e deve ser titular.