A reapresentação do Grêmio nesta segunda-feira (17), no CT Luiz Carvalho, dá a largada a uma série de decisões para o restante da temporada. Com a janela de transferências aberta por mais 16 dias, e o possível início das semifinais da Copa do Brasil marcado para o dia 26 de julho, a comissão técnica espera por novidades ainda nesta semana. Enquanto a direção navega as dificuldades financeiras do clube em busca de novos reforços em um prazo possível de colocar as novidades à disposição contra o Flamengo, Renato Portaluppi conta com o desembarque de novas opções para as disputas do Brasileirão e semi da Copa.
Até o momento, o clube anunciou apenas um reforço: o meia-atacante Iturbe. O argentino tem a expectativa de ser registrado nos próximos dias na CBF e ser opção para o jogo contra o Atlético-MG no próximo sábado (22).
A busca por reforços ocorre ao mesmo tempo em que Renato tenta ajustar o time com as peças deste momento. O Grêmio marcou um jogo-treino para esta terça-feira (18), no turno da tarde, contra o Aimoré. A ideia é dar ritmo de jogo e observar algumas alternativas que não ganharam minutos nas últimas partidas. O foco é seguir dando ritmo a Ferreira. O camisa 10 está retornando de uma série de lesões musculares e tem recebido atenção especial da comissão técnica para evitar novos problemas.
A reavalição de Suárez também é tratada como outra prioridade da semana. Além dos cuidados com a situação do joelho direito do centroavante, ele também deixou a partida contra o Bahia reclamando de dores na região do quadril. Conforme apurado por GZH, o uruguaio abortou a ideia da viagem a Barcelona para se consultar com o médico Ramón Cugat e vai dar sequência no tratamento feito pelo clube. Um dos procedimentos que é realizado no local da lesão é a visco-suplementação. A ideia é aplicar, por infiltração, doses de ácido hialurônico para ajudar na recuperação da área atingida pelo desgaste. O período de 10 dias sem jogos deve auxiliar na redução dos problemas no local.
Enquanto aguarda pelos reforços caseiros que estão no departamento médico, Renato deixou claro que tem pressa pela chegada de mais opções. Após as saídas de Thaciano, Thiago Santos, Lucas Silva, Diogo Barbosa, Vina e Diego Souza, além de jovens como Thomas Luciano, a cobrança do treinador é por mais alternativas no grupo para a reta final da temporada.
— Agora é hora de repor. A janela abriu, já precisávamos de reforços, e perdemos quatro jogadores nos últimos 30 dias. Precisamos repor. Estamos trabalhando com 14 garotos, mas temos que soltá-los na hora certa. O nosso grupo está ficando com pouca gente — reclamou o técnico.
Apesar dos últimos dias sem muitas movimentações por conta dos jogos contra Botafogo e Bahia, a semana deve ter novidades sobre a situação de um velho conhecido do torcedor. O Grêmio espera que Luan acerte os detalhes da sua saída do Corinthians para iniciar as tratativas para o retorno do meia-atacante. A ideia é que a composição do negócio ocorra dentro de patamares financeiros desejados pelo clube gaúcho. A tendência é de que o salário do ex-camisa 7 gremista em Porto Alegre fique entre R$ 200 a R$ 300 mil, com gatilhos de produtividade que podem aumentar os valores.
Mas negociações mais complicadas também devem ter um desfecho nos próximos dias. Michael, o grande desejo de Renato, ainda está em uma situação indefinida. A contratação depende dos rumos do Al Hilal no mercado. O clube do técnico Jorge Jesus está trabalhando em várias frentes, o que pode favorecer ao Grêmio. Pedro, do Flamengo, e Bernardo Silva, do Manchester City, estão entre os pedidos do técnico português. Caso uma das duas negociações se confirme, Michael deve ter a liberação por empréstimo facilitada. Rodrigo Muniz, do Fulham, começou o período de pré-temporada no clube inglês. O centroavante é o nome desejado por Renato para revezar com Suárez na titularidade.
Ainda nas questões de dentro de campo, a comissão técnica inicia os trabalhos com a expectativa por reforços do departamento médico. Geromel está próximo de fazer sua estreia em 2023. O zagueiro perdeu todo o primeiro semestre por conta de uma lesão no menisco do joelho esquerdo. Existe otimismo no clube de que ele poderá estar à disposição nos próximos jogos.
O próximo compromisso é a partida contra o Atlético-MG, às 21h de sábado, na Arena. Pepê e Fabio também entraram nos últimos estágios da recuperações de suas lesões, mas só devem jogar novamente em agosto. O volante sofreu uma lesão muscular na coxa esquerda em maio. O problema do lateral foi uma lesão ligamentar no joelho direito.