Após ter cogitado viajar a Barcelona, Suárez decidiu que permanecerá em Porto Alegre durante o período sem jogos do Grêmio. Ainda assim, o atacante aproveitará o espaço no calendário, mantendo o tratamento médico que já é realizado pelo DM do Tricolor para amenizar as dores no joelho direito.
Suárez já fazia trabalhos especiais de recuperação e atuava com auxilio de infiltrações no joelho, o que gerava muitas dores após as partidas. Segundo apurou GZH, não há qualquer indicativo de mudança no tratamento do atleta após ele ter avaliado a possibilidade de viajar a Barcelona para uma consulta com Ramon Cugat, seu médico particular.
Um dos procedimentos adotados por Suárez no Grêmio foi a visco-suplementação. A ideia é aplicar, por infiltração, doses de ácido hialurônico para ajudar na recuperação da área atingida pelo desgaste. Além disso, o jogador também costuma ter uma carga de trabalho um pouco diferente dos demais atletas justamente pelo esforço que faz para estar em campo.
Após a classificação na Copa do Brasil, diante do Bahia, o técnico Renato Portaluppi falou sobre o atleta.
— O Luis (Suárez) é um caso a parte, não dá pra cravar que vai treinar, que vai jogar. São dores, elas não avisam, ele não vai mais viajar (para Barcelona). Deixei-o bem à vontade, mas preferiu não viajar. Não conversei com ele ainda depois do jogo, mas botou a mão no quadril. Eu me entendo com ele, converso diariamente com ele, nosso jogo é daqui a 10 dias, vamos ver as dores — explicou.
O Grêmio volta a campo no dia 22, diante do Atlético-MG, na Arena, pelo Brasileirão. Neste fim de semana, os jogadores terão folga e se reapresentam na segunda (17). Na semana cheia, a ideia é recuperar Suárez para que ele consiga atuar com menos incômodo.