Agora que as questões de campo na Copa do Brasil estão resolvidas, o Grêmio se prepara para atender aos desejos de Renato Portaluppi. O técnico deixou claro que espera a chegada de reforços para brigar pelo hexa, mas também seguir o competitivo no Brasileirão.
— É hora de repor. A janela abriu, já precisávamos de reforços, mas perdemos nos últimos 30 dias quatro jogadores, precisamos repor. Estamos trabalhando com 14 garotos, mas temos que soltá-los na hora certa. O nosso grupo está ficando com pouca gente — disse o treinador na quarta-feira (12), após a vitória nos pênaltis contra o Bahia.
A lista de desejos tem alguns nomes conhecidos, como Michael e Luan, mas também poderá contar com algumas chegadas inesperadas. Sem muitas carências no grupo, mas com algumas necessidades pontuais, o clube espera repor as saídas de Diego Souza, Vina, Thiago Santos, Lucas Silva e Diogo Barbosa. Uma missão que precisará estar resolvida até o dia 2 de agosto, quando a janela de transferências internacional se encerra.
Enquanto a direção se mexe no mercado, jogadores e comissão técnica terão um período de descanso após o treino desta sexta. O final de semana será de folga para o grupo, e o retorno aos treinos no CT Luiz Carvalho está marcado para a próxima segunda-feira (17). Confira abaixo um raio X da situação do Grêmio, setor por setor:
Goleiros
As opções no grupo: Gabriel Grando, Adriel, Brenno e Felipe Scheibig
O setor é o mais completo do Grêmio no momento. Grando, Adriel e Brenno apresentaram bom nível nas oportunidades recebidas. Não há a previsão da chegada de nenhum outro goleiro neste momento. É mais provável que alguém esteja de saída do trio. Em busca de recursos, a direção aceitaria negociações. Adriel e Brenno assinaram contratos com validade até o fim de 2024. Grando tem vínculo até o fim de 2025.
Defesa
As opções no grupo: Bruno Uvini, Bruno Alves, Kannemann, Geromel, Gustavo Martins, Natã, Reinaldo, Cuiabano, Fabio e João Pedro
Alternativa para reforçar o elenco: Lucas Esteves, lateral-esquerdo, emprestado pelo Palmeiras ao Fortaleza
A carência mais evidente no setor é ausência de um lateral-esquerdo para ser opção a Reinaldo. Como Cuiabano é mais utilizado no ataque neste momento, e após a saída de Diogo Barbosa, a chegada de uma alternativa seria importante. Renato deixou claro que gostaria de contar com opções experientes para as decisões pela Copa do Brasil e a sequência do Brasileirão.
A afirmação de João Pedro na direita supriu a ausência de Fabio, que deve retornar nas próximas semanas. O jovem Igor Serrote apareceu algumas vezes em treinos, mas ainda não foi relacionado para partidas com o time principal. Gustavo Martins, que é zagueiro de origem, foi utilizado em testes improvisado pelo lado direito. A recuperação de Geromel também deixa o time com quatro zagueiros experientes à disposição, sem a necessidade de investimento.
Meio-campo
As opções no grupo: Carballo, Villasanti, Pepê, Darlan, Mila, Ronald, Cristaldo, Bitello, Nathan, Gustavinho e Iturbe
Alternativa para reforçar o elenco: Bruno Henrique, volante, livre
É mais um setor em que as opções de momento para Renato parecem suficientes. A tendência nos próximos dias da janela, no entanto, é de que se abram algumas vagas. Darlan e Gustavinho não estão entre as opções prioritárias e podem deixar o clube. O caso de Bitello também merece atenção. O meio-campista é apontado como principal fonte de recursos em caso de uma venda, mas ainda não surgiu algum clube do Exterior disposto a pagar os mais de 8 milhões de euros desejados pela direção.
Carballo e Villasanti, a dupla titular de volantes, está convocada para a próxima data-Fifa. Pepê não teve a previsão de retorno confirmada pelo clube, mas é ausência desde maio, devido a uma lesão muscular. Cristaldo, Iturbe e Nathan são as opções para a função de meia central.
Ataque
As opções no grupo: Luis Suárez, André, Ferreira, Zinho, Everton Galdino e Jhonata Robert
Alternativa para reforçar o elenco: Michael, ponta, Al Hilal
O ataque é o principal foco da direção para esta janela de transferências. Faltam opções para todas as funções. O clube mapeia nomes de centroavantes no mercado para trazer uma alternativa a Luis Suárez, que tem a situação das dores no joelho direito a ser resolvida. A carência de atacantes de área só aumentou nas últimas semanas, após as saídas de Diego Souza e Vina.
Mas o grande desejo de Renato é a contratação de pontas de velocidade. Enquanto Ferreira não provar que pode suportar uma sequência de jogos sem lesões, a carência se mantém. Zinho foi promovido das categorias de base para ser observado, mas não é utilizado desde maio. Jhonata Robert pode ser uma aposta de Renato, mas as duas graves lesões consecutivas em seu joelho esquerdo é um fator complicador.