O Grêmio está nas semifinais da Copa do Brasil. Após uma noite em que a paciência do torcedor foi testada pelo adiamento do início do jogo em uma hora, e depois com a frustração no empate durante os 90 minutos em 1 a 1 com o Bahia, o Tricolor venceu na disputa por pênaltis por 4 a 3, com o goleiro Gabriel Grando sendo o destaque ao defender duas cobranças. O resultado garante mais R$ 9 milhões, em premiação que será paga pela CBF, e mantém o clube mobilizado na busca do hexa. A CBF ainda não divulgou a data e horário das semifinais. O adversário gremista na próxima fase sairá do confronto entre Flamengo e Athletico-PR.
A resposta ao torcedor sobre a realização ou não da partida demorou 42 minutos. Só quando o relógio marcou 19h42min é que veio a confirmação da realização do jogo. Após quatro vistorias do árbitro Wilton Pereira Sampaio, a condição do gramado atendeu ao mínimo esperado. A chuva que ameaçou a realização da partida cessou, mas deixou marcas no campo. Mesmo assim, a bola rolou sem maiores problemas.
A partida teve início exatamente às 20h05min, praticamente no horário que o segundo tempo deveria estar começando. E como se esperava, o Grêmio é quem tomou a iniciativa de buscar o gol. Em três chegadas consecutivas, em lances bola lançadas na área do Bahia, quase conseguiu. Aos 10, o cruzamento de Reinaldo não alcançou o pé de Suárez por um desvio de Kanu. Em dois escanteios nos minutos seguintes, outras duas boas chances. Bruno Alves desviou o cruzamento sem a precisão necessária para marcar. Carballo acertou o cabeceio em cheio, mas aí Marcos Felipe fez grande defesa.
Mais focado em se defender, o Bahia levou perigo no contra-ataque. Foi em um lance desses em que Uvini teve de salvar o Grêmio de levar o gol, aos 25 minutos. Ademir fez o que quis no lado esquerdo da defesa gremista e fez o cruzamento buscando Everaldo. O ex-jogador do Tricolor, e agora no Bahia, chutou sem muita força e teve a finalização interceptada pelo zagueiro gremista.
Aos 35, em jogada de Bitello, o Grêmio teve um pênalti marcado a favor. O meio-campista tentou o chute e a bola bateu no braço de Acevedo. Só que depois de alguns minutos de confusão, Kanu tentou cavar a marca do pênalti, Marcos Felipe defendeu a cobrança de Cristaldo.
Nos acréscimos do primeiro tempo, aos 50 minutos, Everaldo marcou um golaço para abrir o placar no jogo. O centroavante formado na base gremista recebeu sem marcação, dominou com calma e teve espaço para arriscar o chute. A bola morreu no ângulo de Grando.
Irritada, a torcida vaiou o time na saída para o intervalo. Sem mudanças, o Grêmio retornou do vestiário na busca de recuperação. A primeira tentativa veio com Bitello, mas o chute de fora da área saiu sem muita força. Mesmo assim Marcos Felipe se atirou para dar um tapa na bola. O torcedor comemorou a entrada de Ferreira, no lugar de Kannemann, e o acréscimo de mais um atacante para auxiliar na busca pelo gol.
O sufoco do Grêmio para avançar na Copa do Brasil
CONFIRA NA COLUNA
Suárez, de cabeça, exigiu outra intervenção de Marcos Felipe. O uruguaio cabeceou na área e tentou encobrir o goleiro do Bahia, que mostrou boa velocidade de reação e conseguiu fazer a defesa. Renato recorreu novamente ao banco para aumentar o poder de fogo da equipe. Vina entrou no lugar de Cristaldo.
A pressão do Grêmio deu resposta. Ferreira fez fila pelo lado esquerdo, passou por dois marcadores, e encontrou Villasanti no cruzamento para trás. O paraguaio completou o cruzamento, aos 26, e recolou o Tricolor no jogo. No minuto seguinte ao gol, Vina perdeu uma chance claríssima da pequena área. O camisa 11 se enroscou com o marcador e chutou por cima do gol.
A noite em que o patinho feio do Grêmio virou cisne na Arena
CONFIRA NA COLUNA
A pressão do Grêmio perdeu um pouco da efetividade após o gol. Em chute de fora da área de Lucas Mugni, a bola parou no travessão e deu um susto na torcida. A resposta saiu em combinação entre Suárez e Ferreira. O centroavante cruzou para a área e o camisa 10 cabeceou com perigo, mas Marcos Felipe fez outra boa defesa. No contra-ataque, Ademir, em outra escapa em velocidade, acertou novamente o travessão de Grando.
Suárez, aos 43, quase decidiu o jogo em um golaço. O centroavante recebeu na entrada da área e tentou acertar o ângulo, mas a bola bateu no travessão. Já pensando nos pênaltis, Renato fez as últimas trocas. André, Nathan e Gustavo Martins entraram nos lugares de Suárez, Carballo e João Pedro.
Grando lavou a alma de um Grêmio que trata a Copa como sua
CONFIRA NA COLUNA
Nos pênaltis, Reinaldo, Ferreira, Villasanti e André Henrique acertaram as cobranças do Grêmio; Bruno Alves e Bitello erraram. Cauly, Everaldo e Yago Felipe acertaram para o Bahia. Acevedo acertou a trave, e Grando brilhou pegando as cobranças Cicinho e Gabriel Xavier.
O adiamento do jogo contra o Corinthians, que seria neste sábado (15), abre 10 dias sem compromissos para o Grêmio até o próximo jogo. Na lista de demandas para o período de inatividade, a prioridade é a solução da situação das dores no joelho direito de Luis Suárez. Nesta quarta, a imprensa uruguaia noticiou que o jogador resolveu não viajar mais a Barcelona para consultar com um especialista no tratamento de problemas no joelho. A direção também trabalha em outras frentes, como a busca do atacante de velocidade pedido por Renato e também na chegada de um outro centroavante.
Copa do Brasil —Quartas de final (volta) — 12/7/2023
Grêmio
Gabriel Grando; Bruno Uvini, Bruno Alves e Kannemann (Ferreira, 11'/2ºT); João Pedro (Gustavo Martins, 42'/2ºT) , Villasanti, Carballo (Nathan, 42'/2ºT) e Reinaldo; Bitello e Cristaldo (Vina, 25'/2ºT); Suárez (André, 42'/2ºT). Técnico: Renato Portaluppi
Bahia
Marcos Felipe; Cicinho, Gabriel Xavier, Kanu e Ryan (Matheus Bahia, 25'/2ºT); Rezende, Acevedo e Cauly; Ademir (Yago Felipe, 45'/2ºT), Kayky (Lucas Mugni, 30'/2ºT) e Everaldo. Técnico: Renato Paiva
GOLS: Everaldo (B), aos 50min do 1º tempo; Villasanti (G), aos 26min do 2º tempo. Nos pênaltis, Reinaldo, Ferreira, Villasanti e André acertaram as cobranças do Grêmio, e Bruno Alves e Bitello erraram; Cauly, Everaldo e Yago Felipe marcaram para o Bahia; Acevedo, Cicinho e Gabriel Xavier erraram as cobranças do Bahia
CARTÕES AMARELOS: Everaldo, Acevedo, Ryan e Kanu; Carballo, Gustavo Martins
ARBITRAGEM: Wilton Pereira Sampaio, auxiliado por Bruno Raphael Pires e Leone Carvalho Rocha. VAR: Rodrigo D'Alonso Ferreira
PÚBLICO: 35.437 (33.777 pagantes)
RENDA: R$ 3.109.743,00
LOCAL: Arena do Grêmio