O Grêmio conseguiu a classificação para as semifinais da Copa do Brasil nos pênaltis. Depois do 1 a 1 no tempo normal contra o Bahia, o Tricolor contou com duas defesas de Gabriel Grando e um erro do jogador do time baiano para avançar para a próxima fase da competição de mata-mata.
Everaldo abriu o placar para o time de Salvador, no fim do primeiro tempo, e Villasanti empatou na segunda etapa. O resultado garantiu mais R$ 9 milhões, em premiação que será paga pela CBF, e mantém o clube mobilizado na busca do hexa. A entidade ainda não divulgou a data e horário das semifinais, mas a tendência é que os jogos ocorram nos dias 26 deste mês e em 16 de agosto. Após a partida, o técnico Renato Portaluppi saudou a classificação da equipe.
— Não existe favoritismo. Desperdiçamos a penalidade, eles fizeram o gol, isso deu tranquilidade para o Bahia. No intervalo, botamos a equipe mais ofensiva, conseguimos o empate e foi para os pênaltis. Acho que o mais importante era a classificação, era nosso objetivo, fomos mais felizes nas penalidades. (Gabriel) Grando fez duas grandes defesas. Na Copa do Brasil é sempre 180 minutos. Ninguém quer perder, lutaram e nós lutamos. Sofrido é bom — analisou o treinador.
Elogiado por Renato, o goleiro gremista vinha convivendo com críticas dos torcedores e também de parte da imprensa, que pedia a volta de Adriel ao gol do Grêmio. Nesta quarta, ele foi fundamental para a classificação do Tricolor.
— O Grêmio está muito bem servido de goleiros, quatro goleiros jovens, confio em todos. Falei para o Adriel no campo, que ele nos deu no Gauchão, hoje foi o Grando. Brenno sempre nos ajudou. O Mauri e Enio (preparadores) treinam muito bem nossos goleiros. Disse para ele que ia ser a consagração. Eu tava tranquilo, falei que ia nos dar a passagem para a próxima fase. O mérito é deles. Ele precisava, ele vinha jogando bem, assim como Adriel e Brenno. Hoje, foi a vez dele, nos ajudou muito nos 90 e nas penalidades.
O Grêmio, agora, só volta a campo no sábado (22), às 21h, contra o Atlético-MG, pela 16ª rodada do Brasileirão. O jogo do próximo final de semana contra o Corinthians foi adiado, pois o time paulista enfrentará o América-MG pelas quartas de final da Copa do Brasil.