O Grêmio venceu mais uma no Brasileirão e subiu para a vice-liderança, algo que não alcançava desde 2017. O derrotado da vez foi o lanterna Coritiba, que chegou a assustar o Tricolor no primeiro tempo, mas não resistiu a uma reação dos comandados de Renato Portaluppi a partir do intervalo. Com gols de Cristaldo, Villasanti, Bitello, Luis Suárez e André Henrique, o placar da Arena marcou 5 a 1. O atacante Alef Manga descontou para o Coxa.
Superado o temor de uma possível aposentadoria de Luis Suárez, os 37 mil gremistas presentes na Arena deixaram o estádio com a confiança de que a equipe está pronta para sair na caça do líder Botafogo. O resultado o time gremista aos 23 pontos, ultrapassando o Palmeiras, e ficando atrás apenas do líder Botafogo, que foi aos 30 com a vitória sobre o Palmeiras.
Diante do lanterna no Brasileirão, posicionado com cinco defensores e quatro meio-campistas, o técnico Renato Portaluppi entendeu que precisava maior ocupação no campo de ataque. Com isso, mesmo com seus três zagueiros titulares à disposição, optou por apenas dois, e Vina ganhou uma chance junto de Bitello, Cristaldo e Suárez na linha ofensiva. Carballo, poupado contra o América-MG, também voltou ao time.
Entretanto, esta tática não deu certo no primeiro tempo. Ao contrário do que se esperava, a retranca armada por Antônio Carlos Zago dificultou o jogo de tabelas pelo centro do Grêmio, que pouco usou os lados do campo. Sem também conseguir encaixar a pressão dos defensores do time paraense, o Tricolor viu o adversário muitas vezes controlar o meio-campo.
O Coritiba começou o jogo dando trabalho para o Gabriel Grando. Primeiro aos sete minutos, em finalização do Moreno. Depois aos 19 minutos, quando Natanael entrou livre na área e finalizou, com Grando espalmando. No rebote, Natanael cabeceou e o goleiro do Grêmio mandou para escanteio. Logo na sequência, Bruno Viana apareceu livre na área gremista e cabeceou para fora.
A reação do Grêmio começou aos 24 minutos, quando Bruno Uvini cabeceou uma bola na trave e Vina mandou o rebote para fora. Aos 29, uma finalização de Reinaldo foi bloqueada por Natanael com o braço direito. Após quatro minutos de análise da arbitragem de vídeo, o pênalti foi marcado para o Tricolor. Na cobrança, Cristaldo chutou forte, no meio do gol, e abriu o placar na Arena.
Grêmio volta a ser vice-líder do Brasileirão depois de seis anos
Confira a coluna
A alegria do Grêmio, porém, durou pouco. O Coritiba manteve o ímpeto e conseguiu o empate sete minutos depois. Alef Manga alterou o posicionamento e partiu da ponta esquerda. Ele tabelou com Moreno e recebeu livre, finalizando colocado para o fundo das redes, deixando tudo igual no placar.
Com Luis Suárez, o Grêmio ainda teve a chance de terminar vencendo o primeiro tempo. Vina serviu o Pistolero, porém ele desperdiçou uma chance de frente para Gabriel Vasconsellos. No rebote, Vina chutou forte, mas o goleiro do Coritiba salvou a equipe novamente.
Suárez é um show à parte em jogos do Grêmio
Confira a coluna
Depois de um primeiro tempo abaixo do esperado, a cobrança da comissão técnica no intervalo funcionou, fazendo o Grêmio voltar com outra postura. O resultado foi imediato. Logo aos dois minutos, Vina serviu Luis Suárez, que invadiu a área e cruzou para Villasanti. O volante artilheiro se antecipou aos marcadores e cabeceou para o fundo das redes, fazendo 2 a 1 para o Tricolor.
Sem baixar o ritmo, o Grêmio foi em busca de ampliar o placar. Aos oito minutos, em jogada ensaiada de escanteio, João Pedro encontrou Bitello na meia-lua da grande área. O meia bateu colocado, no canto do goleiro do Coxa, e ampliou para 3 a 1.
Deus perdoa, o Grêmio não
Confira a coluna
Com a vitória praticamente assegurada, Renato Portaluppi resolveu não sofrer riscos e retomou o esquema com três zagueiros. Sendo assim, Vina deixou o jogo e Bruno Alves entrou. O Coritiba, por outro lado, se jogou ao ataque em busca de descontar o marcador. Esta postura abriu espaços para o Tricolor na zona ofensiva.
A ideia funcionou logo aos 20 minutos. Reinaldo lançou Suárez às costas da defesa e o Pistolero não perdoou desta vez. De frente para Gabriel Vasconsellos, deslocou o goleiro e alongou a goleada gremista para 4 a 1.
Em um momento de tensão na Arena, aos 27 minutos, Suárez sentiu dores no joelho e pediu para ser substituído. Neste momento, André Henrique entrou em seu lugar, e Renato optou por poupar outros jogadores, como Cristaldo e Reinaldo.
Na reta final da partida, o Tricolor administrou a goleada e ainda teve tempo para ampliar. André Henrique cruzou da esquerda buscando Nathan. O meia não tocou na bola, mas enganou o goleiro do Coritiba com o movimento, e o 5 a 1 do Grêmio entrou com último toque de André.
FICHA TÉCNICA
Brasileirão - 12ª rodada — 25/06/2023
GRÊMIO (4)
Gabriel Grando; João Pedro (Lian, 37’/2º), Bruno Uvini, Kannemann e Reinaldo (Cuiabano, 29’/2ºT); Villasanti e Carballo; Bitello, Cristaldo (Nathan, 30’/2º) e Vina (Bruno Alves, 15’/2ºT); Luis Suárez (André Henrique, 29’/2ºT). Técnico: Renato Portaluppi.
CORITIBA (1)
Gabriel; Jean Pedroso, Kuscevic e Bruno Viana; Natanael (Marcos Vinicios, 31’/2ºT), Bruno Gomes, Andrey (Matheus Bianchi, 12’/2ºT), Marcelino Moreno (Boschilia, 31’/2T) e Jamerson; Alef Manga e Zé Roberto (Rodrigo Pinho, 12’/2ºT). Técnico: Antônio Carlos Zago.
GOLS: Cristaldo, aos 33min do 1º tempo, Alef Manga, aos 40min do 1º tempo; Villasanti, aos 3min, Bitello, aos 8min, Luis Suárez, aos 20min, e André Henrique, aos 39min do 2º tempo.
CARTÕES AMARELOS: Carballo e Reinaldo (G); Natanael, Andrey, Alef Manga e Bruno Gomes (C).
CARTÕES VERMELHOS: Bruno Gomes (C).
ARBITRAGEM: João Vitor Gobi (SP), auxiliado por Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Luanderson Lima dos Santos (FIFA-BA). VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (Fifa-SP)
PÚBLICO: 37.048
RENDA: R$ 2.363.447,00
LOCAL: Arena do Grêmio
PRÓXIMO JOGO
Sábado, 1/7 – 18h30min
Bahia x Grêmio