A busca do Grêmio para atender ao pedido do técnico Renato Portaluppi de contar com opções de atacantes de velocidade e drible trouxe para o radar do clube o venezuelano Yeferson Soteldo. O jogador tem contrato de empréstimo com o Santos terminando no meio do ano e não tem sua continuidade na Vila Belmiro garantida. Soteldo pertence ao Tigres, do México, mas o Peixe tem uma prioridade para compra dos direitos até 3 de julho pelo valor de 4 milhões de dólares (R$ 19,24 milhões na cotação atual) .
Destaque com a camisa do Santos nas campanhas dos vice-campeonatos do Brasileirão e da Libertadores em 2019 e 2020, respectivamente, Soteldo foi negociado com o Toronto FC, clube do Canadá que disputa a MLS (liga dos Estados Unidos) em abril de 2021 por 5 milhões de dólares. O venezuelano ficou pouco tempo no Canadá. Em janeiro do ano passado, ele foi para o Tigres-MEX envolvido em uma troca pelo zagueiro mexicano Carlos Salcedo.
A passagem de Soteldo pelo México esteve longe de ser um sucesso. O atacante marcou apenas um gol em 19 partidas. Sem bom desempenho por lá, acertou seu retorno ao Santos durante a temporada passada. Soteldo, porém, ainda não balançou as redes pelo Peixe. Seu último gol foi há mais de um ano, em 10 de abril, em partida do Tigres contra o Queretáro, pelo Campeonato Mexicano.
Setorista do Santos pelo ge.globo, Yago Rudá cita que os problemas com lesões têm atrapalhado o desempenho de Soteldo nesta temporada.
— Como o Santos tem muitos pontas, como o Ângelo e o Mendoza, que gostam de jogar pela esquerda, o Odair (Hellmann) começou o ano usando o Soteldo por dentro, como um meia. Acabou que o Soteldo não foi bem e depois sofreu uma lesão ainda no começo do Paulistão. Foi uma lesão no peito que o clube nunca tinha tratado, é um problema típico de boxeador. O Soteldo perdeu o restante do Paulista e só voltou na estreia do Brasileirão justamente contra o Grêmio. Pela lesão, ele perdeu o tempo de intertemporada que o Santos teve após a eliminação no Paulista. Ele ainda sofreu uma nova lesão muscular e retornou neste momento que o Peixe tinha decisões em Copa do Brasil e Sul-Americana — cita.
Além da questão física, Yago Rudá avalia que não houve um encaixe entre o estilo de Soteldo e a forma como o Santos tem jogado com Odair Hellmann.
— Na minha visão, o Soteldo não encaixou no time, mas muito porque não teve tempo de se entrosar com os companheiros. A entrada dele mexeu no Mendoza, que foi para a direita, e o time não encaixou. O Soteldo não é muito o cara de fazer gol, é mais da assistência, mas não houve encaixe. O time teve problema com o Soteldo e ele com o time. Não digo que ele está em má fase, mas teve os problemas físicos que complicaram sua volta em um time com problemas — completa.
Soteldo em sua volta ao Santos
Em 2022
- 7 jogos
- 2 assistências
Em 2023
- 14 jogos
- 3 assistências
Total
- 21 jogos
- 5 assistências