O argentino Marcelo Bielsa foi apresentado nesta quarta-feira (17), em Montevidéu, como novo técnico do Uruguai. Ele irá conduzir a Celeste no ciclo da Copa do Mundo de 2026. Em sua primeira entrevista coletiva, uma das respostas mais esperadas era sobre o plano de utilização de jogadores históricos da seleção, como Edinson Cavani, Diego Godín e Luis Suárez, atacante do Grêmio. Para El Loco, a continuidade destes atletas ainda não foi definida.
— Não falei com eles. É necessário estabelecer um diálogo, escutar e ser escutado. Depois, ter a inevitável tarefa de decidir, se for necessário. Neste momento, não tenho uma posição prévia — disse Bielsa, que completou:
— Qualquer decisão que envolva algum jogador uruguaio com antecedentes históricos não pode ser tratada sem escutá-los. Sou muito respeitoso aos ídolos. São patrimônios do povo, um metal precioso para os mais pobres. Jamais faria algo conscientemente que possa causar dano a um ídolo.
Marcelo Bielsa terá a missão de comandar a transição de geração do Uruguai, que tem José Maria Giménez, Rodrigo Bentancur, Federico Valverde e Darwin Nuñez, mas também os veteranos, que ainda não se despediram da seleção. Suárez terá 39 anos no Mundial de 2026. Assim como Cavani, Godín, Martín Cáceres e Fernando Muslera, esta poderá ser sua quinta Copa do Mundo.
A estreia de Marcelo Bielsa no comando do Uruguai será na próxima Data Fifa, em junho, em amistosos contra Cuba e Nicarágua, no Estádio Centenário. Segundo o treinador, estas partidas servirão para observação de atletas que ele tem menos conhecimento. Portanto, os "históricos" não devem ser chamados. Por outro lado, o volante Felipe Carballo poderá receber mais um chamado, como ocorreu em março.
— Nesta primeira experiência, vou eleger aqueles que eu menos conheço. Para conhecer um jogador melhor, é necessário estar próximo nos treinamentos. Vou utilizar estes nove dias de junho me familiarizar com os que menos conheço, que menos assisti — destacou o novo técnico do Uruguai.
As Eliminatórias da Conmebol para a Copa do Mundo começarão em setembro. Até iniciar a busca por uma vaga no torneio de Canadá, Estados Unidos e México, Bielsa irá definir sobre a continuidade de Suárez e companhia. No calendário uruguaio também está prevista a Copa América de 2024. El Loco também pretende comandar a Celeste Sub-23 no Pré-Olímpico, em janeiro, porém isso ainda não foi confirmado pela AUF.