Eliminado na Copa do Mundo do Catar ainda na primeira fase, o Uruguai iniciou seu novo ciclo nesta sexta-feira (24), sob o comando do técnico interino Marcelo Broli. Diante da seleção japonesa, que surpreendeu durante o Mundial ao vencer Alemanha e Espanha antes de ser eliminada nas oitavas pela Croácia, os uruguaios ficaram no empate por 1 a 1. Os gols foram marcados por Federico Valverde, para os uruguaios, e Takuma Nishimura, para o Japão.
A partida marcou a estreia de Felipe Carballo pela Celeste. O meio-campista do Grêmio substituiu Manuel Ugarte aos 32 minutos do segundo tempo, no disputado no Estádio Nacional do Japão. O jogador gremista acertou 22 passes no tempo em que esteve em campo, atuando como segundo volante.
O Uruguai começou vencendo, com um gol marcado por Valverde, estrela do Real Madrid, aos 38 minutos do primeiro tempo. No lance, ele quase anotou um golaço ao acertar um belo chute de fora da área após a bola quicar no chão, mas acertou o travessão. No rebote, usou a cabeça para colocar na rede.
O empate japonês saiu apenas aos 31 minutos, graças a uma substituição decisiva realizada pelo treinador Hajime Moriyasu. Nishimura entrou no lugar de Kamada e precisou de apenas dois minutos dentro de campo para balançar a rede, quando se projetou dentro da área e apareceu livre para receber o passe e concluir marcando o gol.
Além de Carballo, o Uruguai chegou ao estádio Nacional do Japão com outros jogadores que atuam no futebol brasileiro, mas nenhum deles foi titular. Canobbio, do Athletico-PR, foi utilizado ao longo da partida, enquanto os laterais Joaquín Piquerez, do Palmeiras, e Pumita Rodríguez, do Vasco, não saíram do banco.
Na Data Fifa, o Uruguai volta a campo na próxima terça-feira (4), diante da Coreia do Sul, às 8h, em Seul.