Apesar de despistar sobre a escalação do Grêmio para encarar o Ypiranga, o técnico Renato Portaluppi pode ter um importante "reforço" para o duelo da volta das semifinais do Gauchão. O meio-campista Franco Cristaldo foi relacionado pelo treinador para o confronto que decidirá o primeiro finalista do campeonato estadual. Ele ainda se recupera de lesão muscular, mas vem fazendo trabalhos de fisioterapia nos últimos dias para estar apto a entrar em campo.
O Tricolor tem cinco desfalques confirmados para o jogo deste sábado (25): o zagueiro Kannemann, suspenso, o lateral-direito Fábio e o volante Pepê, lesionados, e os volantes Carballo e Villasanti, que estão com suas seleções. Por conta disso, Renato relacionou dois jogadores da base: o lateral-direito Thomas Luciano e o zagueiro João Ramos, que ficarão no banco de reservas.
Assim, a provável escalação do Grêmio tem Adriel; João Pedro, Bruno Alves, Bruno Uvini e Reinaldo; Thiago Santos (Lucas Silva) e Thaciano (Cristaldo); Bitello, Vina e Ferreira; Suárez.
O time de Erechim tem a vantagem no confronto depois de vencer a partida de ida, em casa, por 2 a 1, de virada. O time de Renato Portaluppi precisa fazer ao menos dois gols de diferença se não quiser levar a disputa para as penalidades.
O regulamento do Estadual prevê apenas o saldo simples como critério de desempate. Assim, qualquer vitória gremista por um gol de diferença levará a decisão para os pênaltis. Para avançar nos 90 minutos, o Tricolor precisa vencer por dois ou mais gols de diferença.