Com uma série de desfalques no meio-campo para o segundo jogo da semifinal contra o Ypiranga, Renato Portaluppi tem a possibilidade de repetir uma dupla de volantes conhecida do torcedor do Grêmio: Thiago Santos e Lucas Silva. Apesar de não ser a tendência, ambos possuem experiência, algo avaliado pelo treinador. GZH apresenta um levantamento sobre as ocasiões que eles estiveram juntos em campo.
O ex-Cruzeiro e Real Madrid é mais antigo no Tricolor, já que foi contratado para a temporada de 2020. O ex-Palmeiras chegou para 2021. Logo, eles são companheiros há dois anos na Arena e acumulam muitos confrontos lado a lado. GZH considerou apenas os confrontos que Thiago Santos e Lucas Silva estiveram juntos por, no mínimo, 20 minutos em campo. Logo, sete duelos foram descartados do retrospecto. Em 2023, por exemplo, ambos são reservas do time de Renato Portaluppi, foram colocados em campo como dupla apenas na vitória contra o São José, e por três minutos, para segurar o resultado.
Em 2021, a dupla esteve em ação em 17 duelos. Foram conquistadas oito vitórias, dois empates e sete derrotas. Na campanha que culminou no terceiro rebaixamento gremista à Segunda Divisão, os meio-campistas foram escalados juntos em 14 ocasiões, sendo descontadas duas vitórias e uma derrota do cálculos, todas da Copa do Brasil, inclusive, os 4 a 0 para o Flamengo, na Arena. Já na temporada de 2022, a dobradinha foi repetida sete vezes. Entre Gauchão e Série B, conquistaram três vitórias, dois empates e duas derrotas.
Em números gerais, Thiago Santos e Lucas Silva juntos e por mais de 20 minutos com a camisa gremista, têm um aproveitamento de 51,3% de aproveitamento. São 11 vitórias, quatro empates e nove derrotas em 24 partidas.
A escalação da dupla é uma possibilidade, mas não está confirmada. O técnico Renato Portaluppi definirá o time nos próximos treinamentos. Porém, o comandante não contará com Carballo e Villasanti, convocados para as seleções do Uruguai e Paraguai, respectivamente, além de Pepê, que sofreu uma lesão muscular na coxa esquerda. Logo, o treinador avalia as alternativas para o setor.